segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Estrela


A lista de nomes portugueses é notavelmente vasta no que toca a nomes literais. Hoje abordo mais um, que como tantos outros considero perfeitamente usável e fresco para os nossos dias. No entanto, este tem uma particularidade: de todos os nomes literais aceites em Portugal, é dos poucos que me transmite imagens mentais tão poéticas e encantadoras. 

O céu sempre foi um assunto com pano para mangas, como se costuma dizer. Desde a antiguidade que fascina o ser humano, e até aos dias de hoje continua a ser abordado em várias temáticas - a meu ver com mais entusiasmo do que nunca, visto que com os avanços científicos e tecnológicos aumentam também as expectativas acerca das possibilidades "além-Terra". 

Acredito que, tal como o céu e o Universo estão cheios de potencial, também os nomes celestes podem vir a ganhar mais apreciadores! Estrela, um nome simples e conhecido por todos, parece-me uma grande aposta para os dias de hoje e futuros. Acho-o meigo e ao mesmo tempo cheio de força, força essa que vem, provavelmente, do espectáculo noturno que é o céu estrelado e de toda a magia que o envolve! Para além disso, as estrelas sempre foram carregadas de simbolismo. Não é preciso ser-se especialista em astros para saber que uma simples estrela cadente pode ser a oportunidade ideal para pedir um desejo! 

Estrela guarda ainda uma bonita conotação religiosa, pois é um dos títulos da Virgem Maria. Nossa Senhora da Estrela refere-se a uma imagem oculta por Dom Rodrigo em 711, quando da invasão árabe na Península Ibérica, sendo redescoberta anos depois.

Fui agradavelmente surpreendida quando vi os registos de Estrela ao longo das últimas décadas em Portugal. Só para vos dar um cheirinho, de 1930 a 1971 os valores foram relativamente constantes, andando sempre em torno dos 20, 20 e tal registos. Pode não parecer muito mas para mim já foi significativo, visto que já ia preparada para não ver mais de 7 ou 8 registos por ano. De volta aos tempos modernos, constatamos que os valores continuam agradáveis! Em 2012 nasceram 15 pequenas Estrela's, em 2013 14, em 2014 7 e em 2015 novamente 14. 

No Brasil, pelo menos em São Paulo, os números não são tão alegres: em 2015 só nasceram 6 meninas chamadas Estrela, enquanto que outras variantes tiveram mais sucesso. Nesse mesmo ano, os nomes Stella, Estela, Estella e Stela foram registados 446, 205, 64 e 40 vezes, respectivamente. Estas variantes são mais internacionais e isso pode ajudar a explicar o maior número de adeptos. Mas se é verdade que muita gente procura nomes internacionais para as filhas, também é verdade que muita gente prefere nomes tradicionais e próprios do seu país. E é nessa vertente que Estrela pode vir a ser um êxito. 

Para quem não gosta de arriscar num primeiro nome incomum, por que não usar Estrela como segundo nome? Acho que forma compostos deliciosos e em alguns casos torna o primeiro nome mais único, caso este seja popular, ou mais leve, caso este seja um pouco "pesado". 

O que pensam deste literal? Usariam Estrela




Fontes consultadas:
Arpen/SPBehind The Name, Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2012, 2013, 2014 e 2015), SPIE.

7 comentários:

  1. Adoro e, sim, usaria. Acho bem mais bonito que Estela, além de me transmitir mais serenidade.

    ResponderExcluir
  2. não gosto. Não sei o motivo, porque tenho tendência para 'literais poéticos', mas Estrela não me soa bem como nome próprio. No entanto, acho que gostaria de ver uma pequena Estrela; só Estrela, sem mais nada a tirar o brilho :)

    ResponderExcluir
  3. Acho bonita a ideia de Estrela como nome próprio, mas a sonoridade não me cativa, acho que esse "tre" no meio deixa o nome um pouco pesado. Já Stella e Estela não têm esse problema, talvez por isso me transmitam a leveza que Estrela não me passa.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Stella. Acho que Estrela tem uma sonoridade um pouco agressiva mas gosto como sobrenome.

    ResponderExcluir
  5. Amo, foi o primeiro nome que pensei, se for menina será Estrela, no máximo Estrela Victoria! Mas Estrela com certeza !

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro Star e Starlet, este último prefiro mais que Scarlet. Starlet é fofíssimo.Tbm gosto de Ester - é o nome da minha prima! Não gosto muito de Estrela, acho que sofre do mesmo mal que o nome "Mel", pois é muito utilizado para cachorrinhos e gatinhos. Não gosto muito de Stella, mas o nome foi utilizado na novela o outro lado do paraíso...Stella era o nome de uma das fadas do desenho Winx.

    ResponderExcluir