sábado, 30 de janeiro de 2016

Lília


Absolutamente recomendável! Muito me aprazeria ver Lília nas listas dos futuros pais de 2016 e adiante! Acho-o um nome feminino muito elegante, sofisticado e delicioso! É um tesouro de tempos passados que pode muito bem ser recuperado e encantar os corações contemporâneos.

É uma excelente alternativa a Liliana que se encontra em queda-livre nas preferências dos portugueses e brasileiros e, em breve, será considerado muito desatualizado! Lília é também a uma alternativa muito interessante aos nomes de flores que vigoram na nossa sociedade e já não encantam particularmente o nosso povo e enquadro-o bem ao lado de tendências modernas como Cloé, Flor, Flora, Ísis, Lis, Rosa e Olívia.

Lília tem, portanto, origem no latim Lilium, termo utilizado para designar Lírio, a flor, que se tornou um símbolo da inocência e da pureza. E embora Lírio seja um nome masculino bonito e válido (não consta na lista de autorizados em Portugal), confesso que hoje prefiro a versão Lília a uma tradução literal de Lírio, ou seja, Líria. Reconheço o encanto de todas as versões, mas Lília possui uma delicadeza extra que me faz gostar muito do nome, sem que com esta ternura perca o seu não-sei-quê de exótico!

Se atentarmos aos nomes populares que nos rodeiam, a sonoridade da letra L é muito apreciada pelos nossos povos atualmente, sendo que a maior parte do top 10 feminino de Portugal e do Brasil possuem este som que torna os nomes muito agradáveis, ora reparem: Alice, Carolina, Isabela, Júlia, Laura, Leonor, Luiza, Manuela, Matilde e Valentina! Acredito que, por partilhar este elemento muito distinto, Lília possua as características ideais para se distinguir de outros nomes no nosso panorama cultural.

Durante o século XX, o nome foi utilizado raríssimas vezes mas, inexplicavelmente, no ano de 1979 foram registadas em Portugal 116 meninas, sendo que no anterior (1978) haviam sido registadas apenas 38 e no ano seguinte (1980) 47. Não compreendo que estímulo positivo possa ter existido para aumentar significativamente o número de registo, mas fico contente pelo facto de ter sido dada uma oportunidade a este nome para brilhar!

Nos dias de hoje, Lília tem menos expressão, tendo nascido 7 em 2013 (duas sem acento), juntamente com os compostos Lília Maria e Lília Sofia, e 10 em 2014 (duas sem acento), juntamente com cinco compostos: Ana Lília, Lília Conceição, Lília Liberdade, Lília Sofia e Lília Victória. Um composto muito gracioso é usado pela pequena modelo portuguesa Lília Serena!

De destacar com este nome, a atriz brasileira com uma longa e bem-sucedida carreira: Lília Cabral!

Qual a vossa opinião sobre Lília?

8 comentários:

  1. Acho que passei a gostar mais do meu nome! ��

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, ótimo post Joana, gostei muito do texto! Acho Lília uma bonita opção para os dias atuais, pode tb ser uma alternativa à Lívia, bastante comum na região onde moro. Gosto mais de Lílian, mas Lília tem seus encantos!

    ResponderExcluir
  3. não gosto , mas acho fresco .

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é uma variação,mas eu amo ele.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria muito de um post sobre Liliana. Sei que é uma variação, mas a abordagem dos dois nomes é bem diferente.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho lindo 🌹🌹🌹

    ResponderExcluir