domingo, 25 de outubro de 2015

Urraca



Será Urraca um nome “banido” entre os portugueses?!

Em Portugal, estão na voga os nomes medievais, alguns deles usados nas monarquias ibéricas, temos como exemplo disso Afonso, Leonor, Matilde/Mafalda, João e Beatriz, bem como o eterno Maria.

Então e Urraca?!

É medieval e foi bastante usado em vários reinos da Península Ibérica, então porque não sabemos de meninas ou bebés registadas com este nome?

Será da sonoridade? É esta que é muito agressiva? Ou será que já não estamos habituados a este nome?

Sim, muitos de nós achamos a sonoridade muito agressiva, mas isto é também consequência da falta de hábito. Mas isto pode justificar os tempos actuais, mas não justifica a inexistência de Urracas aos anos.

Será pelo significado? 

Decidi fazer uma pesquisa pelo significado e na pouco fiável wikipédia mencionam que se julga ser um nome de origem germância e é um hipocorístico para Maria, mãe de Jesus Cristo, ou seja, um nome carinhoso para Maria. Como não consigo vê-lo como tal, procurei no Behind the Name. Então é espanhol e significa pega... Tive que ir a um dicionário espanhol e a um tratudor... confirma-se. Ora bem, depois de ter encontrado algo a dizer que é um nome carinhoso para Maria, mãe de Jesus e a seguir o significado de pega, por mais que seja um passarinho bonito, é também uma forma para prostituta... Deu para divagar. Pelo significado não ganhou pontos, até perdeu! E não me admiro que possa também ter sido causa da extinsão do nome, pelo menos por cá.

Quanto à minha opinião, não o acho bonito. A sonoridade é forte, já não sinto o som das silabas de uma forma agressiva, talvez por já termos falado dele por várias vezes no grupo. Mas, por incrivel que pareça, mesmo não o achando bonito, quando brinquei com “Urraquinha” achei o diminutivo bonito.

Margarida Madeira.

Quais os vossos pensamentos sobre Urraca?

9 comentários:

  1. É verdade que significado não abona nada a favor de Urraca

    ResponderExcluir
  2. O significado só veio ajudar a que este nome continue no passado. Tadita da Urraca :) De tantas vezes falar sobre este nome até não o acho tão feio, e prefiro mil vezes Urraca a muito estropiados.
    Gostei muito de saber mais sobre este nome, obrigada Margarida!

    ResponderExcluir
  3. Acho q é mais q justo q Urraca continue no esquecimento...nada se salva nesse nome

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um nome agressivo, gostei dessa definição.

    ResponderExcluir
  5. Duvido que Urraca signifique 'prostituta'. Temos a Rainha de Leão e Castela D.Urraca, meia-irmã de D.Teresa, uma das filhas de D. Afonso Henriques também tinha o mesmo nome. Não estou a ver os Reis darem nome de 'pega' às suas filhas. É possível que o significado do nome tenha sido deturpado ao longo do tempo.

    Bruno,
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  6. Pega é que é usado para prostituta agora mas na época das Urracas não devia de haver essa associação penso eu. Devia ser só com o pássaro.

    ResponderExcluir
  7. Um dos nomes mais terríveis da face da Terra, se não o mais terrível. Nada se salva mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Parece a junção de "urrar" + "vaca". Nada salva o nome.

    ResponderExcluir
  9. Nuno (alvares Pereira)conheceu a boa urraca da mulher??? In principes de Portugal aquilino Ribeiro

    ResponderExcluir