domingo, 18 de outubro de 2015

Noah


Um nome que sempre me causou encantamento, é assim que defino o nome Noah. A aura de modernidade se faz muito presente, por isso fica até difícil imaginar que esse seja um nome de tão longa data,  um nome que nos leva ao Antigo Testamento. Noah, nome internacional admitido em Portugal, é a versão em inglês do nome Noé, o famoso personagem bíblico construtor da arca de Noé (Noah's ark).

Noah deriva do nome hebraico Noach e significa "descanso, conforto". De acordo com a bíblia, Noah construiu, a mando de Deus, um enorme navio que permitiu que sua família e animais (1 casal de cada espécie), se refugiasse para sobreviver ao grande dilúvio. Deus, cansado da perversidade humana, decidiu destruir o mundo mas poupar Noah, o único homem justo da Terra. Após meses vagando com sua arca, Noah soltou uma pomba e ela voltou com uma folha de oliveira no bico. Dessa forma, Noah entendeu que as águas do dilúvio haviam secado. Surgiu, então, um belo arco-íris, um sinal que um tempo de felicidade e bonança estava começando. Essa passagem bíblica é muito bonita e confere ao nome Noah uma ligação com a defesa dos animais e com a esperança de que dias melhores estão à nossa espera, mesmo que passemos por momentos difíceis.

Enquanto Noé manteve essa forte ligação com o herói bíblico e mesmo sendo um belo nome, nunca foi popular no Brasil e acredito que em Portugal também não, a sua versão internacional teve uma trajetória bem diferente.

Noah, inicialmente, foi um nome muito popular entre judeus, após a Reforma Protestante foi adotado pelos puritanos e outros dissidentes religiosos. Noah agora é um nome apreciado universalmente por judeus e cristãos e também por pessoas sem ligações religiosas. Nos Estados Unidos renasceu a partir de meados dos anos 90. De 1880 a 1994 oscilou entre o top 600 e o top 200. Em 1995 entrou para o top 100 norte-americano e desde então, sobe a cada ano. Para termos uma ideia, Noah foi nome preferido para meninos americanos em 2013 e 2014, top 1 por dois anos seguidos! Em 2012 foi top 4 e em 2011 top 5.

Mesmo outros países tendo suas próprias versões de Noé, Noah parece ter um apelo muito grande, um apelo que atravessa fronteiras. Uma prova disso é sua classificação entre os nomes mais populares nos rankings mais recentes de diversos países: 
#5 na Bélgica; #2 na Dinamarca; #3 na Austrália; #9 no Canadá; #10 na Holanda; #7 na Nova Zelândia; #11 na Inglaterra, #15 na França; #9 na Noruega; #13 na Suécia; #8 na Irlanda e #1 na Suíça. Isso é o que podemos chamar de um nome mundialmente querido!

Percebemos então, que Noah é um nome tendência, e sua presença já está se fazendo notar em países lusófonos. Em Portugal, em 2014, Noah obteve 47 registros ocupando a posição 74 do ranking português(se manteve estável em relação ao ano anterior, quando ocupou a posição 75). Entre esses registros, 13 foram compostos dentre os quais podemos citar: Noah Santiago, Noah Gabriel, Noah Lourenço, Noah David e Noah Matheus. Como segundo nome foram 16 registros, e entre eles destaco Isaac Noah, Lucas Noah, Patrick Noah e Bernardo Noah.

No Brasil, de acordo com dados da ARPEN/SP, Noah ocupou a posição 111 no estado de São Paulo, com 279 registros. Houve uma subida, pois em 2013 foram 196 registros e sua posição foi a de número 170. De acordo com o site Baby Center, sua posição foi a 75, e a subida foi grande se compararmos com 2013, pois subiu 8 posições.

Não posso deixar de mencionar a existência de Noah como nome feminino. É também um nome de origem hebraica, só que tem raízes distintas do Noah masculino. Noah feminino é derivado de No'ah e significa "movimento". É um nome bíblico. No Antigo Testamento esse é um dos nomes das filhas de Zelofeade. Noah, nessa grafia, raramente é usado como nome feminino; já sua variante, Noa, cumpre esse papel e é um nome popular para meninas em alguns países da Europa.

Noah em outros idiomas:
Noé (português, espanhol e francês); Noè (italiano); Noe (tcheco e eslovaco); Noach (alemão e holandês); Noak (sueco); Nooa (finlandês); Nojus (lituano); Nuh (árabe).

Noah é o nome do meio do cantor Adam Levine (Adam Noah Levine).

Pessoas públicas com o nome Noah:
  • Noah Webster - escritor americano responsável pela criação do primeiro dicionário da língua inglesa;
  • Noah Gordon - romancista americano;
  • Noah Taylor - ator inglês;
  • Noah Mills - modelo e ator canadense

Noah, além de nome próprio, também é usado como sobrenome e como exemplos temos:
  • Yannick Noah - ex-jogador de tênis francês e músico;
  • Joakim Noah - jogador de basquete franco-americano (filho de Yannick Noah);
  • Peter Noah - escritor e produtor americano;
  • Trevor Noah - comediante sul-africano;
  • Zacharie Noah - futebolista camaronês;
  • Timothy Noah - escritor americano.

Noah é um nome que aos poucos está se tornardo familiar aos ouvidos de brasileiros e portugueses. Por enquanto, ainda é considerado um nome diferente, desconhecido da maioria. Acho um nome adorável, mas que tem um ponto fraco: a dúvida gerada quanto à sua pronúncia. Confesso que minha pronúncia preferida é a usada na França e em outros países europeus, noá (que inclusive é a que mais se aproxima do original hebraico, Noach). A pronúncia adotada em países anglófanos, noua, pra mim não tem o mesmo charme de noá. Acho que dito assim, o nome fica tímido, meio que "comprimido", enquanto que com o á aberto no final, o nome fica reluzente, expressivo e marcante. Também acho estranho pronunciar Noah  como Noa, um nome feminino. 

O popular ator brasileiro Alexandre Nero, será pai de um menino que nascerá em dezembro e já anunciou que o nome escolhido é Noá. Aplaudo a escolha pela pronúncia, mas não posso concordar com essa grafia errônea e inexistente oficialmente. De qualquer forma, pode ser um indício de uma predominância de Noah dito como noá. Isso só o tempo nos dirá.

Deixando a pronúncia de lado, acho Noah um nome lindo, transmite uma sensibilidade poucas vezes vista em nomes masculinos. Acho que ele tem um ar muito cool e charmoso, sem dúvida é uma ótima opção para aqueles que gostam de nomes curtos, modernos e internacionais.

E então, quais considerações fazem sobre Noah?

36 comentários:

  1. Eu gosto, confesso que já gostei mais. Adorei a menção ao Adam Levine *-*.

    ResponderExcluir
  2. Para mim é um nome totalmente masculino e eu gosto da pronúncia Noá, acho Nôua meio enjoado de dizer.

    ResponderExcluir
  3. Gosto imenso! Mais do que Noa para menina.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente gostaria de parabenizar o Blog, incrível as origens e historias que resgata de cada nome aqui. Muito bom ler algo assim e ter informações de fontes fidedignas.
    Minha prima, está a espera de seu primogênito (e talvez único) e optou pelo nome Noah, com essa grafia. Particularmente eu não gosto ainda do nome, me soa um pouco unissex e já existem algumas piadas por ai como No Ar, e por ai vai.
    Mais uma vez Parabéns e meu muito obrigada pelo texto e Blog, lindo e perfeito.
    ( Postarei como anônimo, pois não possuo conta, a fins de informação me chamo Vivian.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vivian, nós é que agradecemos pelo carinhoso comentário :)

      Excluir
  5. Please mantenha a Fonte da letra utilizada no Blog, é perfeita.

    ResponderExcluir
  6. Será o nome do meu filho que nascerá em Abril de 2016, tive muita dificuldade para escolher um nome, até achar este. Acho Noah lindo, pois gosto de nomes curtos e não tão comuns, sem falar da sonoridade. Agora em relação a pronúncia, pesquisando percebi opiniões diversas, pra mim entendo que Noah se pronuncia Noá, pois o h no final da o som de acento agudo, a exemplo de Eloah e Mariah.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho se chamará Noah, nasce em abril... Eu tinha optado por Zion porém causou uma estranheza absurda por todos a nossa volta, acabamos mudando por isso o nome para Noah que é pouco mais aceito.
    A minha dúvida eh justamente sobre a pronúncia, Noá é o que a maioria fala é entendi no post que seria o mais "correto", porém gostaria de saber sobre a pronúncia de Noa no feminino.

    Agradeço pelos textos escritos por vocês, sem dúvidas é o melhor que passa as melhores informações. Falo isso pois tive um período louco de pesquisas e quando caía no site de vocês era um alívio pelas informações claras e completas com essa pegada mais humana. Muito obrigado e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, tudo bem? Lembro de vc no post de Zion. Tanto Zion quanto Noah são lindos e têm o mesmo estilo moderno e internacional, mas realmente Noah está mais conhecido entre falantes do português. A pronúncia de Noa no feminino que eu conheço é Nôa ou Nôua.
      Muito obrigada pelas suas palavras, são comentários como esse que nos dão força pra continuar seguindo em frente sempre tentando levar as informações mais fidedignas possíveis para nossos leitores.
      Obrigado mais uma vez em nome de toda equipe do Blog dos Nomes e felicidades para o seu Noah!

      Excluir
  8. Noah...muito legal. Filhão nasce em Agosto ou setembro. Parabéns a todos pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Também gostei muito do texto.
    Meu primogênito nasce em Outubro e seu nome é Noah Benjamin.
    Desde o início definimos como "Noá Benjamin" a pronúncia.
    Depois soubemos de alguns com a pronúncia Nôa/Nôua, que segundo pesquisei é a pronúncia em inglês.
    Fiquei preocupado porque pareceu estar mais comum a pronúncia diferente da que gostaríamos.
    Seu texto trouxe alívio.
    É interessante a associação da pronúncia com a origem do nome - hebraica.
    E pensando bem, mesmo que a escrita Noah seja de origem inglesa, quem disse que a pronúncia tem de ser exatamente igual a deles, né? Afinal os ingleses, americanos, pronunciam nossos nomes próprios como nós? Como por exemplo: Bra-sil! Rsrs
    Muito grato.
    Osmar Rodrigues Brandão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmar! Fico muito feliz em saber que meu texto possa ter ajudado de alguma forma. Como disse, Noah pra mim é Noá, foi assim que o conheci(na pronúncia francesa)e é esse modo de dizer que vejo mais sentido(justamente pela pronúncia hebraica). Concordo com vc, os estrangeiros pronunciam nossos nomes de acordo com o modo de falar deles, é verdade. Sabemos que esse h no final faz diferença para os brasileiros, nossa tendência é dizê-lo aberto. Rian/Ryan tb é um expl da pronúncia diferente de um nome em inglês entre brasileiros e anglófonos(riã pra nôs e algo próximo à ráiã pra eles).
      Abraços e parabéns pelo Noah Benjamin(muito bonito o composto)!

      Excluir
  10. Eu gosto mas prefiro na escrita Caleb Noah.

    ResponderExcluir
  11. Ain amei!!! Parabéns pela forma que escreveu sobre o nome... achei muito sensível! Meu filho nascerá só no final de outubro, e eu estava em dúvida pq meu nome é Lea e eu queria colocar só Leo. Minha mãe me apresentou o nome Noah e eu achei simples e lindo e fiquei em dúvida mas depois das suas palavras em relação á esse nome eu me encantei e não tenho mais duvidas de que esse é o nome certo para o meu filho.. meus parabéns ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras tão gentis Lea, fico muito feliz que tenha gostado do post, foi feito com muito carinho. Felicidades e parabéns pelo seu Noah, ele vai ter um lindo nome!

      Excluir
  12. Amo esse nome... Tô pensando em colocá-lo no meu baby. Mas prefiro a pronúncia Nôa, mas com a escrita Noah. É um menino... Tem problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não Erliane, essa pronúncia tb é correta. O importante é a grafia e Noah é a escrita para um nome masculino ;) Parabéns pelo bebê, beijinhos!

      Excluir
  13. Noah pode ser falado Noan!?
    Ou Noah se fala noá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se fala Noá, Nôua ou Nôa. Noan seria a pronúncia de Noam, um nome diferente de Noah.

      Excluir
  14. Mas é correto também a pronúncia Noua para menino ?
    Conheço com essa pronúncia 🤔

    ResponderExcluir
  15. Olá, nunca soube dessa pronúncia Noá. Quero um nome internacional que dê tanto no Brasil quanto fora (por causa do nosso emprego), mas que, preferencialmente, se pronuncie do mesmo jeito. Pra mim, o certo é "noua", já que é o internacional. Confesso que me desanimou saber que no Brasil seria pronunciado Noá :/ Mas ótimo post! Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Quero por noah ou Antony ou Tomaz qual é o melhor ???

    ResponderExcluir
  17. Boa noite,sou Emerson quero colocar o nome do meu filho de Noanh a forma de escrita está correta?

    ResponderExcluir
  18. Porque acho que a pronúncia ficaria mais fácil para o português?

    ResponderExcluir
  19. Oi Patrícia,obrigado pela sua ajuda fiquei feliz.

    ResponderExcluir
  20. Meu pequeno nasce agora em março, e se chamará Noah (nôua).

    ResponderExcluir
  21. Eu e meu marido escolhemos Noah Brendon, pesquisei além desses significados acima Noah também é longa vida é Brendon príncipe. Então acho que longa vida ao Príncipe é um bom significado.

    ResponderExcluir
  22. Amei o blog. Não sou mãe ainda mas eu e meu esposo estamos planejando... e se chamará Noah com certeza..... NOAH SANTIAGO. nome do pai é Tiago kkkk

    ResponderExcluir
  23. Quando conheci esse nome foi Noa, nome feminino. Vi na bíblia. Amei e desde então é minha primeira opção para o nome da nossa bebê ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também temos o post sobre Noa

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/02/noa.html?m=1

      Excluir
  24. Amei muito sua explicação, será o nome do meu bebê e já tenho gente dizendo que a pronúncia é noua sendo que nós pais pronunciamos noá com escrita noah, e esse texto tirou muitas dúvidas e será como base para todos que me questionarem, afinal os pais que decidem o nome dos filhos. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir