segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lua


Descrever esse nome é de uma honra imensa. Acho mais do que “mágico”, para lá de especial, com um toque de encanto! Sou suspeita porque adoro um literal, além disso sua sonoridade me parece como uma música. Fora que amo a lua em si, admiro olhar para o céu de cor azul marinho e ver uma beleza iluminada, tímida, branca, brilhante e cintilante com um toque de pérolas. Para mim, é isso que a lua representa.

Lua é um nome da mitologia romana.

Lua (do latim Luna), além de ser um nome literal em português, também era o nome de uma deusa romana frequentemente representada dirigindo uma “biga” (carro de guerra de duas rodas) puxada por dois bois ou cavalos. Ela nem sempre foi uma deusa distinta, mas sim às vezes um epíteto que se especializa em uma deusa, uma vez que Diana e Juno são identificadas como deusas da lua. Assim, expelia sangue em batalhas e, além disso, os soldados sacrificaram armas capturadas para ela. A deusa, também era conhecida como "Lua Mater" ("mãe Lua") e "Lua Saturni" ("Lua de Saturno"). Seu nome foi pensado para ser derivado do latim luo "libertar". Como um nome próprio, Lua está em uso ocasional no mundo de fala Inglês desde 1800, mas sempre muito raro.

Lua em outros idiomas: 

Moon (inglês), Luna (espanhol e italiano), Lune (francês), Selene (grego), Qamar (árabe), Ay (turco), Jaci (indígena brasileiro), Mond (alemão), Bulan (indonésio), Chan - ព្រះច័ន្ទ (khmer), Chandra - चांद (sânscrito, hindi), Hilargi (basco), Iah (mitologia egípcia), Yareach - יָרֵחַ (hebraico), Lusine - լուսին (armênio), Marama (maori), Zuki - ムー(japonês), Nguyêt (sino-vietnamita), Mặt Trăng (vietnamita), Sasithornดวงจันทร์ (tailandês).


O nome é muito raro no Brasil, segundo o IBGE sua frequência é de somente 840 mulheres assim chamadas em todo o território. Foi introduzido no país na década de 1980. Como era de se esperar não se encontra no ranking do Baby Center Brasil dos 100 nomes mais registrados de 2014. No estado de SP, foram registradas 18 meninas com o nome Lua. Já em Portugal isso também ocorre, foram registradas 8, apenas dez a menos. Compostos registrados em Portugal: Bianca Lua (bem literal, “branca lua”), Ana Lua (composto clássico), Lua Oriana (“lua de ouro”), Sofia Lua (comum + literal = “lua da sabedoria”), Patrícia Lua (“lua nobre”) Joana Lua (português + literal), Clara Lua (um totalmente literal em português), Míriam Lua (gostei muito), Lua Eleine (literal + exótico). Porém, meu composto preferido é sem dúvida: Maria Lua! Adoro um clássico + hippie.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
76% muito bom, 97% feminino, 57% moderno, 68% jovem, 52% informal, 66% raro, 69% natural, 67% maravilhoso, 62% delicado, 78% refinado, 58% simples, 62% sério.

Personalidade famosa:
  • Lua  Blanco - atriz, cantora, compositora, apresentadora, e ocasionalmente, modelo e diretora de série brasileira.

Yasmim Paiva.


O que acham de Lua? Gostam de nomes literais?

20 comentários:

  1. Gosto de nomes literais sim e acho Lua muito bonito, mas acho q ele fica melhor em compostos do que sozinho. Tb adoro Maria Lua, a mistura de nomes clássicos com hippies fica muito charamosa. Adorei a foto, tem tudo a ver com o nome Lua!

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais a história do nome, a foto da criança é a perfeita descrição!

    ResponderExcluir
  3. Gente me ajudem em uma combinação pro nome lua????

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre quis colocar o nome da minha filha de lua, mas por coincidência uma amiga também vai colocar lua. Fiquei muito na dúvida do que fazer... Se coloco,ou se desisto( mas eu não quero pq tem um significado pessoal), me ajudem...

    ResponderExcluir
  5. Minha filha se chama Lua Antonella, a maioria da família não gosta do nome, mas eu e meu marido somos apaixonados por esse nome, o irmão gemeo dela é Luka, e super combina os dois.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é clara lua ❤🌙

    ResponderExcluir
  7. Eu quero colocar o nome da minha filha Lua Ayla,mais muitos dizem q não combina,digo na dúvida oq fazer....

    ResponderExcluir