segunda-feira, 19 de outubro de 2015

David


David é um clássico inegável, não só em Portugal e no Brasil, mas na maioria dos países do mundo! Reconhecido por todos, um pouco por todo o lado, David é um nome que deve a sua popularidade às suas profundas raízes religiosas e à sonoridade absolutamente bonita, que lhe confere um ar eternamente jovial e simultaneamente sóbrio!

David é um nome hebraico, que advém da palavra Dawid, que significa o bem-amado ou aquele que é amado. Pertenceu ao segundo Rei de Israel que, segundo o Antigo Testamento, ainda novo, matou o gigante filisteu Golias e veio a tornar-se um líder muito sábio, sensato e carismático, que cultivava a arte, a música e a poesia, sendo mais tarde inspiração para grandes artistas e escultores como Miguel Ângelo e Donatelo. Ainda segundo a Bíblia, Jesus seria um descendente de David, sendo referido muitas vezes como filho deste. A Estrela de David (estrela de seis pontas) era usado como símbolo do Rei de Israel e mais tarde foi adotado como símbolo do judaísmo.

Tem sido também nome de várias personalidades importantes, desde logo, o filósofo empirista escocês David Hume, o poeta português David Mourão-Ferreira, os músicos David Bowie, David Gilmour (Pink Floyd), David Grohl (Nirvana e Foo Fighters) e David Fonseca; o cineasta americano David Lynch e o jogador de futebol britânico David Beckham. Foi várias vezes usado na arte, sendo nome de várias personagens de séries, filmes e novelas, e nome do protagonista da obra semi-biográfica de Charles Dickens: David Coperfield (1850).

Em Portugal são admitidas as grafias Davi, David e Davide. E sendo completamente transparente, não gosto de Davi (dá-me sempre a sensação de que falta sempre alguma coisa, até porque aprecio aquele “d” final), nem de Davide (há ali uma letra extra, completamente desnecessária). David é um nome muito elegante e fico contente pela sua elegância ser reconhecida pelos portugueses. Sempre esteve muito bem representado na nossa população todos os anos, há mais de um século, e em 2014 encontrava-se em 22º lugar dos nomes mais utilizados no país (689 registos), sendo os compostos mais frequentes David Luís e David Alexandre. No Brasil, a variante mais comum é Davi ocupando o 2º lugar do ranking de São Paulo e do BabyCenter Brasil, posição que mantém desde 2013.

Joana Recharte.


Sabendo que é muito popular, usavam David para dar nome a um filho?

6 comentários:

  1. David escrito assim só consigo ler como "deividi". Sei q em Portugal não é assim, mas pra mim essa é a grafia internacional e Davi a nacional. Davi é um nome bonito( acho tb interessante ser um anagrama de vida ), mas está popular demais no Brasil, perdeu totalmente o brilho.

    ResponderExcluir
  2. Davi (escrito assim) é um dos meus nomes preferido desde sempre. É muito popular por aqui, mas ainda gosto.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Davi. No Brasil não fica legal, a maioria le David como deivid

    ResponderExcluir
  4. Davi é david em latim, mas david é o nome principal, davi é o mesmo mas a pronúncia é que muda

    ResponderExcluir