quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Betina


O que falar de um dos meus nomes preferidos de todos os tempos? Esse nome mexe com o meu coração e é muito intensa essa ligação, sendo um forte candidato para nomear uma filha. Acho além de lindo, elegante, “mágico”, vintage, nem curto e nem longo, ótimo para compostos, não preciso citar mais elogios, não é? Afinal, não quero que fique popular. Percebe-se que me é bastante especial.

Betina é a forma portuguesa de Bettina que é alemã e italiana, a sua única variante.

Betina tem duas hipóteses de significados, pode provir do alemão Bettina que é um diminutivo de Elisabeth, ou pode vir do italiano Bettina que é um diminutivo de Benedetta, versão italiana de Benedita. Podemos constatar uma coisa, que de certeza é um diminutivo em ambas as hipóteses. Com Elisabeth o significado é "Deus é meu juramento" ou talvez "meu Deus é abundância". Já com Benedetta significa “abençoada”. Ambos os significados são ótimos e ligados a Deus, há um pouco de religião, visto que Elisabeth é um nome presente na bíblia versionada em inglês (em português Elisabeth corresponde a Isabel). Elisabeth é a esposa de Aaron (Antigo Testamento) e mãe de João Batista (Novo Testamento).

No Brasil a popularidade não ocorre, ficou visível na novela Malhação na 12ª temporada, a do ano de 2005, onde teve uma protagonista chamada Betina Sorrento, interpretada pela atriz Fernanda Vasconcellos. Atualmente não está no ranking do Baby Center dos 100 nomes mais colocados do ano passado. Em 2014 no estado de SP, foram registradas 85 meninas, e 14 com a grafia Bettina. Em Portugal também é super incomum, em 2014 não teve registro nem com a grafia simples e nem com a grafia original. No EUA o nome também é incomum, a maior popularidade foi no ano de 1965 na posição 718º, daí se vem o quanto é raro. Na Suíça, o nome é mais usado. A maior popularidade foi no ano de 1976 na posição 39º. Na Hungria, o nome é mais contemporâneo, em comparação aos outros países e a sua maior popularidade foi no ano de 2003 na posição 57º. E sem rankings, mas por pesquisas, podemos encontrar algumas famosas de Filipinas, então creio que seja comparada a Hungria nesse caso.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
74% muito bom, 98% feminino, 61% clássico, 64% jovem, 61% formal, 74% elegante, 53% natural, 80% maravilhoso, 59% delicado, 78% refinado, 54% simples, 64% sério;

Personalidades famosas:
  • Bettina Carlos – atriz de Filipinas;
  • Betina Ocampo – estilista de Filipinas;
  • Betina Krahn – escritora americana;
  • Bettina Zimmermann – atriz alemã.

Yasmim Paiva.

E vocês, gostam de Betina?

35 comentários:

  1. Amoo, anos luz mais lindo que Benedita. Não dá nem pra comparar de tão lindo que é Betina perto de Benedita. Eu amo e acho que usaria.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi contigo a simpatizar com o nome :)

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto, acho um nome simpático, me transmite uma alegria discreta e uma certa elegância. Betina é tb o nome da filha da atriz Alessandra Negrini.

    ResponderExcluir
  4. AMO! Acho Betina/Bettina um nome absurdamente simpático, gracioso, elegante e, concordo contigo, Yasmim, tem mesmo um ar "mágico" e "vintage". Está na minha lista há anos e tem um lugar cativo no meu coração <3

    ResponderExcluir
  5. Betina estava na 98a posição no Ranking do BabyCenter Brasil em 2011, e no Rio Grande do Sul, considero um nome que fica no intermediário entre popular e incomum. Conheço várias nascidas desde a personagem de Malhação.

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que você gosta deste nome, Yasmin. Pesquisei sobre meu nome e encontrei sua página. Realmente, ate hoje não conheço quase ninguem que se chame Betina também. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom encontrar alguém com o mesmo nome e que também deve ficar um pouco apreensiva quando alguém chega e pergunta " qual seu nome?" E você fica tipo: hmm, Betina Hehe :)

      Excluir
  7. Sonhei com este nome quando estava grávida e nem sabia que seria uma menina,no Sonho eu a chamava de Betina... Até então pra mim era um nome que nunca tinha escutado na minha vida.
    Acho lindo... Digo que Deus deu este nome pra minha filha.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma Betina, nascida na primeira metade de 2011. E ela é exatamente tudo que foi descrito aqui: Linda, séria, discreta, simpática, vintage e charmosa. E sem dúvida abençoada! Curioso é que não tinha ouvido nunca antes sobre ser diminutivo de Benedetta e por vezes a chamo assim. <3

    ResponderExcluir
  9. Com certeza será o nome da minha filha...amo esse nome.

    ResponderExcluir
  10. Estou grávida mas ainda não sei o sexo.Sendo menina muito provavelmente se chamará Betina... amei principalmente o significado. Mas tem gente torcendo o nariz pro nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha bebê vai nascer em Dezembro e se chamará Betina.....tem gente que também ta torcendo o nariz mais não tô nem ai amo esse nome e o significado também

      Excluir
    2. Coloca sim! É o nome da minha filha e quando perguntam o nome dela, todo mundo AMA!!! Aqui no Rio de Janeiro ja tem bastante Betinas!!! Bjs

      Excluir
    3. Eu gosto muito do meu nome, essas bebês também vão gostar!

      Excluir
  11. Vai ser o nome da minha filha um dia conheci esse nome quando li o livro "a menina que roubava livros" apaixonei a primeira vista e quando procurei o significado amei mais ainda. Ja encontrei ate umas amigas invejando a ideia rum

    ResponderExcluir
  12. Betina como derivação de Elizabeth ou Benedita, é algo encantador pois rejuvenesce deveras os nomes de origem e trás uma aura muito jovial e até doce.
    Por outro lado, nos deparamos com mais uma das tantas derivações de Elizabeth, tornando-o dessa forma mais fortalecido e imponente como nunca. Como se isso fosse necessário! Elizabeth é um nome absurdamente surpreendente, quando paramos para observar..

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Bettina, e procurando o significado do meu nome, encontrei a página, me senti especial ao ver que muitas de vocês gostam do nome. De início não gostava muito pq eu era a única com este nome, hoje continuo sendo única (nunca conheci alguém com o mesmo nome), mas hoje gosto muito dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da minha bb, mtonprovavelmente será Betina e o meu sobrenome é Maia. Talvez seja sua xará!

      Excluir
  14. Estou grávida e se for ums menina chamarei de Betina..amo nomes antigos tenho um menino chamado Joaquim quando coloquei a alguns anos atrás todos torciam o nariz agora está super popular . ..

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    Me chamo Betine. Minha família fala que foi minha tia que colocou o meu nome. Muitos me chamam de Betina, mas logo deixo claro que é Betine. Amo o meu nome! O nome das minhas irmãs são Betânia e Bianca. Quase era Betina, mas sou Betine! Rsrsrs! Com muito prazer!

    ResponderExcluir
  16. Gente eu me chamo Betina e da uma gostinha e uma sensação tão boa ler algo tão bom e positivo sobre o meu nome, em parte sinto como se estivesse falando um pouquinho de mim! heheh :)

    ResponderExcluir
  17. Minha filha chama Bettina, ela tem 8 meses e sempre amei esse nome pois a família do meu marido é de descendência alemã e italiana. Concordo que ele é elegante e vintage e esta ficando mais popular aqui no Rio de Janeiro! Na aulinha de música da minha filha tem outra menininha chamada Betina, acredita? É o único nome repetido da turma, inacreditável hehe! Agora com a personagem da Isis Valverde na nova novela Amor de mãe chamada Betina, tenho certeza que vão nascer muitas por aí!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi! Gosto muito do nome e amei o significado! Deus é juramento! MEU DEUS é abundância!! Abençoada ��! Maravilhoso! Betina (feminino, delicado, elegante)

    ResponderExcluir
  19. Acho Lindoooooo mas não gosto do apelido Beti.

    ResponderExcluir
  20. Olá...
    A primeira vez que ouvi esse nome, foi na novela onde a Cléo Pires era "Betina" e desde então, me encantei ppr esse nome. Nunca sonhei em ser mãe, mas caso isso acontecesse um dia, era lei que se fosse menina se chamaria Betina.
    Um tempo se passou, eu engravidei e mesmo sem saber o sexo (minha intuição muito forte dizia que era menina) eu conversava muito com a minha barriga e a chamava de Betina.
    Betina nasceu grande, linda e saudável. Hoje ela tem 5 meses e quando falo o nome dela, a maioria já solta um: "nossa, que nome estranho ". No começo eu ficava brava, mas agora me acostumei.
    Além de ser lindo, quando ouço a pronúncia desse nome, vejo uma pessoa forte, decidida, guerreira e abençoada.
    O apelido dela é "Bêtí" pra não ter erro..rs
    A família disse que escolhi o nome certo, além de ser um nome forte combina muito bem com minha bebê que é geniosa e brava...kkkkk
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  21. Minha filha é Betina em homenagem ao meu vô Beto.

    ResponderExcluir
  22. Eu chamo-me Betina há 61 anos! Ainda bem que a minha madrinha ( que já batizara uma afilhada francesa no Congo belga) sugeriu esse nome aos meus pais, pois não gosto nada dos nomes que tinham para me registar . Na altura não foi fácil, o Registo civil não aceitava, foi preciso alguma burocracia para concretizar. Sei que em Portugal há apenas 5. Sim, considero-me abençoada 😇

    ResponderExcluir