quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sâmea & Sâmia - Atendendo a Pedidos


"Que nome diferente! Que nome bonito! Qual a origem? Qual o significado? Como se escreve mesmo, pode repetir? Nunca tinha ouvido esse nome!" Essas são algumas das reações que presenciei ao longo da minha vida convivendo diretamente e diariamente com uma pessoa chamada Sâmea, a minha irmã! E o que posso afirmar é: ninguém fica indiferente à esse nome e tenho certeza que você também não ficará!


Neste post vou abordar as grafias Sâmea e Sâmia , que parecem, em um primeiro momento, fazer parte de uma mesma origem, mas elas têm diferenças.


Para falar de Sâmea e Sâmia devemos primeiro falar de sua versão masculina, Samee. Samee (também escrito como Sameeh) é um nome de origem árabe e significa "aquele que ouve". Suas grafias são: em árabe: سمیع; em urdu : سمیع; em punjabi ocidental : سمی e em hindi : समी. Suas formas femininas incluem Sameea que originou Samea (em português, Sâmea) e também Samiya que originou Samia (em português, Sâmia). Para Sâmia, também encontrei como significado " sublime", "elevada", porque é uma variante feminina, além de Samee, de outro nome masculino, Sami (encontrado apenas no árabe e não em urdu, pujanbi e hindi, como Samee). Sâmia também se origina de Samiya e Samia.


Não sei até que ponto Sâmea se difere de Sâmia quanto ao segundo significado, como é um nome estrangeiro poderia ter sofrido uma variação na sua grafia aqui no Brasil (sendo tanto Sâmea quanto Sâmia referentes ao mesmo Samiya de Sami) mas o fato é que nas buscas por Sâmea sempre me deparo com Samea e seu significado de "aquela que ouve".


Para entendermos mais sobre Sâmea e Sâmia, temos que primeiro saber de que países e idiomas eles se originam.


O árabe é uma língua semita central, parente próxima do hebraico e das línguas neo-aramaicas. É o idioma oficial de 22 países, entre eles Arábia Saudita,  Argélia, Egito, Jordânia, Líbano, Marrocos, Síria, entre outros. A língua urdu é a língua oficial do Paquistão, Afeganistão e um dos 24 idiomas nacionais da Índia( é utilizado na região norte desse país). O urdu é uma língua indo-européia da família indo-ariana que se formou sob a influência persa, turca e árabe por volta de 1200 a 1800. O urdu é muito similar ao hindi. É escrito em um alfabeto árabe modificado. O pujanbi é uma língua falada no Paquistão e também na Índia. O hindi é uma língua indo-ariana derivada do sânscrito e falada por 70% dos indianos. É uma língua muito associada à religião hindu.


Tanto Sâmea quanto Sâmia são nomes de uso muito raro no Brasil (e acredito que em Portugal também, já que eles não fazem parte dos nomes admitidos), mas dependendo da região do Brasil ele já não soará tão diferente (principalmente no interior do estado de São Paulo e no norte/nordeste, sendo a versão Sâmia a mais utilizada) e isso se deve à imigração sírio-libanesa no Brasil.


Entre 1880 a 1920, um enorme número de libaneses e sírios de origem cristã, saiu de seus países de origem fugindo de conflitos religiosos e da falta de perspectiva econômica. Começaram a vida por aqui vendendo mercadorias de porta em porta como mascates. Muitos evoluíram e criaram indústrias e casas de comércio (vendendo principalmente tecidos). A maior parte desses imigrantes foi para o estado de São Paulo (cerca de 50%), outra boa parte foi para o norte/nordeste e uma parte menor para o Rio de Janeiro. Provavelmente foram esses imigrantes que trouxeram os nomes Sâmea e Sâmia para o Brasil.


E foi justamente através de um amigo libanês que meu pai conheceu o nome Sâmea. Esse amigo tinha uma filhinha brasileira chamada Sâmea e meu pai, mesmo não tendo nenhuma ligação com o mundo libanês ou árabe, se encantou com o nome! E decidiu q esse seria o nome da sua segunda filha que estava à caminho! 


Não consegui encontrar dados que me fornecessem números da popularidade de Sâmea e Sâmia em seus países de origem( mas pelo que pude perceber, sim, são nomes usuais) Encontrei dados apenas da França onde, em 2010, Samia aparecia na posição 405 com 97 registros; em 2009 foi número 309 com 102 registros e 2008 ficou na posição 398 com 101 registros.


Os nomes e suas variantes na mídia:
  • Samea Noori - designer afegã;
  • Samia Ysuf Omar - corredora somaliana;
  • Sâmia Maluf - ex modelo brasileira;
  • Sâmya Maia - cantora brasileira;
  • Samiya Mumtaz - atriz paquistanesa.
Considero tanto Sâmea quanto Sâmia nomes charmosos, marcantes, com um quê de mistério; são nomes incomuns, nomes que se destacam na multidão de nomes comuns e saturados. São nomes com aquele toque de ar fresco, com toque de exclusividade. E posso dizer, por experiência própria, que minha irmã tendo o nome Sâmea, sempre levou com ela essa palavra: exclusividade! Sempre foi um nome único!

E vocês, o que pensam sobre Sâmea e Sâmia? Gostam? Qual grafia preferem?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Muslim Names, Wikipédia.

41 comentários:

  1. Adoro! :D
    Conheço duas, ambas na grafia que mais gosto: Sâmia.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. Muito explicativo e com um quê de homenageativo. Obrigada, irmã, querida! Meu nome é lindo demais! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lindo! Papai teve bom gosto e fez uma escolha arrojada! Q bom q gostou do post ;)

      Excluir
    2. Me chamo Samea e acho meu nome lindo,apesar de nunca ter visto o significado

      Excluir
  3. Adorei! E estou encantada com Sâmia! Meu marido disse que conhece uma lá na terra dele, Punjab :) acho que o teu pai teve muito bom gosto! E engraçado que já Patricia nao tem nada a ver... Terá sido a vossa mãe que escolheu? Cássio e Sâmea são tão originais! Adoro os dois!
    Eu encaixo Sâmia /Sâmea no mesmo estilo de Suria, Maya, Jasmim... Super exóticos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas palavras Claudia, eu tb adoro os nomes dos meus irmãos! Realmente são nomes bem diferentes do meu, foi minha avó materna q escolheu Patricia e minha mãe gostou, aí como era primeira filha ele não opinou muito. Sâmea/Sâmia são muito exóticos sim, a sonoridade é muito bonita!

    ResponderExcluir
  5. Sâmea/ Sâmia é um nome muito interessante. Tem uma sonoridade única e r bastante exclusivo, gosto disso nele. Além do mais sua irmã é muito simpática, melhora mais ainda a imagem que tenho deste nome. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Adoro meu nome. A escrita é diferente: Shamya. Coisas de mãe, a minha viu essa escrita, achou linda e pôs meu nome assim. O H não tem som. Algumas pessoas pronunciam Xamia (odeio!). Obrigada pelo texto, lindão. Bjusss

    ResponderExcluir
  7. Eu estou apaixonadíssimaaaa por este nome!Pensei em colocar Sâmia Laís...O que acham??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Sâmia é mesmo um nome apaixonante! Acho q composto Sâmia Laís ficou muito bom, harmônico, gostei!

      Excluir
    2. Oi.. que legal encontrar esse posto, também me chamo Shamya, e por coincidência estava mesmo a procura de um significado para o meu nome, que acho realmente lindo e marcante. Se eu tiver uma filha um dia também colocaria um nome árabe, acho lindo, gosto do diferente. Ah o meu também, se escreve Shamya, mas a pronúncia é Sâmia!

      Excluir
  8. O meu nome é Sâmea e nunca achava a origem. Amei!

    ResponderExcluir
  9. Meu nome e Sâmia e gostaria de saber mais sobre meu nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sâmia

      As informações sobre seu nome já estão no post, mas alguns dados só foram disponibilizados após a publicação ir ao ar e sãos os seguintes: de acordo com o IBGE existem 14.563 mulheres chamadas Sâmia em todo o país. Foi mais registrado durante a década de 90 e a maior concentração de Sâmias ocorre no estado do Ceará. Em Portugal o nome nunca foi registrado durante 1920 a 1980.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  10. Tô revendo o post. Amo o meu nome e o post está muito explicativo. Nunca encontrei explicação decente pro meu nome em nenhum lugar, só aqui.

    Valeu, irmâ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um nome muito rico, a pesquisa sobre ele foi muito interessante, gostei muito de fazer o post ;)

      Excluir
  11. Meu nome é Sâmea, a escolha foi da minha mãe. Tinha uma colega de faculdade que chamava assim e achou muito bonito. Sou Alagoana, moro em Salvador e adoro meu nome. Amei ler mais sobre ele.Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Sâmia Carolina,nome que a minha mãe escolheu...é lindo e único!! amo!

    ResponderExcluir
  13. Amei! Deve ser por isso que todo mundo adora desabafar comigo.

    ResponderExcluir
  14. O meu nome é Sâmea Rafaela.Amoooo

    ResponderExcluir
  15. O meu também é Sâmea Rafaela💛

    ResponderExcluir
  16. O meu também é Sâmea! Minha mãe achou lindo após ver uma jornalista na TV com o esse nome!

    ResponderExcluir
  17. Eu amo meu nome, minha mãe conta que na época viu esse nome em uma revista de moda e gostou 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é a mesma revista que a minha mãe achou o meu?haha
      Só que no cartório colocaram y .

      Excluir
  18. Na infância conheci um par de irmãs chamadas Sâmia e Yuna, desde então tais nomes nunca mais saíram da minha cabeça! Eu gosto muito! Acho que combina bem com Samira :)

    ResponderExcluir
  19. Amooo meu nome! Foi muito legal ler sobre ele... mas ainda não ficou claro o que ele significa, porque "Samea" significa "Aquele que ouve" mas, "Sâmea" ainda não tem significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samea e Sâmea são o mesmo nome, eles têm o mesmo significado. A diferença é que o acento em Sâmea é apenas uma adaptação para a língua portuguesa, para melhor entendimento da pronúncia. O mesmo que acontece em Pamela e Pâmela ou Vania e Vânia, por expl.

      Excluir
  20. Confesso q quando era pequena não gostava muito do meu nome, pois não via ninguém com o nome igual e as pessoas nunca conseguia pronunciar de primeira eu sempre tinha q repetir pra eles entenderem (até hj e assim)... Mais hj sou encantada com meu nome e amo q ele seja assim diferente e q poucas pessoas tenha, pois acabamos nós tornando únicas kkkkk....e agora sabendo o significado amooo mais ainda. Obrigada pelo post 🥰😍.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm me sentia assim com meu nome kkkkk principalmente quando erravam

      Excluir
  21. Parabéns pelo post! Interessante e esclarecedor. Gosto muito de meu nome já havia lido a origem e significado outras vezes mas as diferentes grafias era algo que ainda não havia lido a respeito. Obrigada. Parabéns para sua irmã pelo lindo nome 🙂

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito das informações.
    A minha segunda filha vai se chamar Sâmia Vitória.
    A sugestão de Sâmia foi uma amiga minha gostei bastante.
    Abç!

    ResponderExcluir
  23. Legal não sabia da origem do meu nome
    gostei da explicação e realmente é unico

    ResponderExcluir
  24. Meu nome e samia Paula e nunca tinha achado uma explicação tão boa para meu nome , e como vc disse nunca passei despercebida , era a única na escola sou a única no trabalho e nunca conheci alguém com esse nome

    ResponderExcluir
  25. Eu amo o meu nome (Sâmea), mas sempre tenho que repetir quando as pessoas perguntam, sem falar que é raro entenderem (hahahahahah) e quase sempre escrevem errado, mas não ligo. Acho um nome diferente e forte. Sei que devem existir milhares de "Sâmea´s" no mundo, mas nunca tive o prazer de conhecer alguém com o mesmo nome (hahahhahhaah).

    ResponderExcluir
  26. O meu nome é Sâmia Cristina e sempre tive curiosidade em saber o significado mas só achava a origem, amei.

    ResponderExcluir
  27. Cara, eu amei o seu texto🥺❤️‍🩹🫂

    Me chamo sâmea!!

    ResponderExcluir
  28. Meu nome e Sâmia e eu adorei o significado e muito bem explicado apesar sempre tem alguns pessoa quer perguntar o significado kkkk e eu não sabiá agora eu sei

    ResponderExcluir
  29. Oi amo esse nome, encontrei na bíblia, gostei muito então coloquei o nome da minha filha de Sâmea , muito lindo assim como ela minha princesa, beijos 😘❤️

    ResponderExcluir