quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Jesus


nome Jesus é a versão em português do grego Iesous, que é uma adaptação do aramaico Yeshu'a, que por sua vez é a forma contraída do nome Yehoshu'a, que se traduz no português como Josué, Javé​ ou Jeová, equivalentes a Jesus em significado: "Deus é salvação" ou, simplesmente "salvação".
Jesus também tem origem do hebraico "JHVH", conhecido como um tetragrama inefável, que significa a "eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo "ser", e o prefixo "J", tem a função de levar os verbos hebraicos para o futuro.
Jesus Cristo é a figura central do Novo Testamento e a fonte da religião cristã. Segundo a Bíblia, Cristo é filho de Deus, que desceu à Terra para cumprir as profecias do Velho Testamento acerca do Messias.
No fundo, um nome que considero ter uma forte presença. Para além disso, gosto do significado e gosto do nome em si, grafia e sonoridade! Este é um nome que acho que daria a um filho, sem grandes problemas, pois fugiria aos outros nomes ditos religiosos que são mais populares, porém, infelizmente, sendo este o meu sobrenome, nunca o vou poder usar.
Consigo perfeitamente ver este nome num bebé, e tendo em conta que nasceram apenas 16 Jesus em Portugal em 2014, acho até que nasceram poucos. 
Carla Jesus.
E vocês o que acham? Usariam?

8 comentários:

  1. Acho demasiado pretensioso. Não usaria num filho, mas amo a sonoridade e o significado <3

    ResponderExcluir
  2. Não usaria, tem uma carga religiosa muito grande. Acho Josué uma opção mais leve dentro desse estilo.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do nome... Mas a carga religiosa é tão grande...

    ResponderExcluir
  4. Vocês podem achar muito "religioso" meu comentário, mas não poderia deixar de dar minha opinião:
    Mesmo eu sendo evangélica e adorando o nome, não usaria, pois seria muita pretensão da minha parte ter um filho chamado Jesus (risos). Para mim, é um nome que só deveria ser dado a Cristo mesmo (a não ser em casos de sobrenomes que é legal ter o nome seguido do "de Jesus", pois no próprio nome dizemos que somos dEle, e é lindo isso!). Mas para nome não acho legal, pois a própria Bíblia diz que À ELE (não a nós) foi dado o Nome que está acima de todos os nomes, e ficar usando o Nome de Jesus nas pessoas, eu, particularmente, não acho legal. Tem tantos outros nomes que em seus significados levam o nome de Deus para escolher... JESUS é muito literal.

    ResponderExcluir
  5. O NOME DE JESUS.


    " Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de JESUS. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi."
    ( Evangelho de Lucas 1:31-32 )


    PROVA DE QUE O NOME DE JESUS É DE ORIGEM JUDAÍCA (BÍBLICA)E É SAGRADO.



    O Nome Jesus Vem do Aramaico Yeshua que Significado: Javé Salva que foi Transliterado do Idioma Aramaico para o Grego por Judeus no Seculo III Antes da era Cristã na Septuaginta do Antigo Testamento ( Versão dos LXX Grega)como Iesous. No Seculo I a Igreja Cristã usou a Grafia Grego Judaica do Nome de Jesus para escrever O Novo Testamento que foi escrito em Grego e Não em Aramaico ou Hebraico.
    Manuscritos Gregos do Novo Testamento Provam que a Grafia Grego Judaica Iesous era usada pelos Apóstolos e Primeiros Cristã do Seculo I era o Nome Iesous considerado Sagrado pela Igreja Antiga do Seculo I.tambem era O Nome Iesous considerado Sagrado pela Igreja do Seculo II e III como prova os Manuscrito Grego do Novo Testamento do Seculo II e III assim como escritos dos chamados Pais da Igreja Cristã.
    Uma Prova muito importante que mostra o Nome Grafia Grego Judaica do Nome de Iesous como Sagrado para os Cristão está no Mais Antigo Papiro do Evangelho de João que é o Papiro P 52 conhecido também como Fragmento de João que esta na Biblioteca de John Rylands na Inglaterra que é datado do Ano 125 da Era Cristã foi achado no Egito e contém João 18:31-33,37-38.O Nome do Messias que é Jesus aparece escrito 2 Vezes com a Grafia Grego Judaica. Isso Prova que o Nome de Jesus esta certo.

    O Nome Yahushua ou Yausha Não tem prova Arqueologia e Não tem prova Documental e só uma Teoria e Teoria Não é prova.

    No Seculo II Antigos Cristãos na Antiga Latina Transliterado o Nome em Grego Iesous para o Latim Iesus e mais tarde no Seculo IV Jerônimo usou a Grafia Latina Iesus na Tradução Vulgata Latina.
    A Respeito da Letra J a Letra J é uma Variação da Letra Latina I e tinha no Latim Som de I. No Alemão a Letra J tem Som de I.O Nome de Iesus em Latim passou para Português: Jesus. O Nome de Jesus Significa:Salvador.

    Prova da Antiga Igreja Cristã de que o Nome de Jesus era considerado Sagrado.

    "Quanto a Jesus, é nome da língua hebraica, que significa em grego Sotér, isto é, Salvador. "

    (Justino de Roma- 150 da Era Cristã )

    " O Nome do Salvador ( Iesous)é de seis letras,...O Nome Jesus que Pertence a outra Língua, Traduzido Para O Grego...O Nome do Salvador que é Sotér...Quanto Ao Nome Jesus, Na língua Hebraica á qual Pertence, Se Compõe de Duas letras e meia, Como dizem os Sábios Judeus.."
    (Irineu de Lião-180 da Era Cristã)



    "Jesus= salvador ou o que salvará".
    ( Jerônimo-Livro das Interpretações dos Nomes Bíblicos- Seculo IV da Era Cristã )

     





    Um estudo a respeito do nome de Jesus.
    ''O nome "YeSHUA" é geralmente vertido como "Ἰησοῦς"(Iesous) por dois motivos. O primeiro é o de que não existe som correspondente à letra SHIN (ש) em grego. O som mais próximo é o sigma (Yeshua -> Iesua). O final em "S" representa o nominativo masculino. O nome aparece escrito também como Ἰησοῦ (genitivo e dativo), Ἰησοῦν (acusativo) e Ιησου (vocativo).''... ''Os primeiros manuscritos em geral usam o nome abreviado. Mas note que por vezes o nome Jesus é abrivado como "IH" (iota-eta, "Iê") ou "IHS" (iota-eta-sigma, "Iês"). Por exemplo, o manuscrito P108 (datado entre 175 e 225 d.C.) apresenta ΙΗΣ (iota-eta-sigma, "Iês") no nominativo e ΙΗΝ (iota-eta-nü, ("Iên") no acusativo, de modo que as duas primeiras letras eram necessariamente ΙΗ (iota-eta) e a última letra necessariamente Σ no nominativo e Ν no acusativo. A única leitura possível é IHΣOYΣ (Iêsus), correspondente direto ao aramaico YeSHUA.''

    O Nome de Jesus é Sagrado e é Confirmado por Documento Históricos e Provas Arqueológicas.Jesus é O Nome do Filho do Deus Vivo.Jesus é o Nome do Messias que Ressuscitou e Viver Para Sempre.

    ResponderExcluir