quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Igor - Atendendo a Pedidos



Igor é um daqueles nomes que podemos chamar de "nomes queridos dos brasileiros". Internacional mas muito familiar, parece mesmo um nome sob medida para o uso na língua portuguesa. Curto, forte, fácil grafia e pronúncia. É um nome de presença marcante!



Igor é a forma russa de Yngvar (proveniente do nome nórdico antigo Yngvarr). Yngvar é derivado do nome do deus Yngvi, presente na mitologia nórdica. O significado de Igor é "guerreiro."



Yngvi é um nome mais antigo do deus nórdico Freyer. Dentro da mitologia nórdica (também chamada de mitologia germânica, viking ou escandinava) Freyer, ou Yngvi, é um belo e forte deus que comanda o tempo, a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz. É o deus da agricultura.



Não podemos confundir Igor com outro nome de origem russa, Yegor. Na verdade Yegor é um nome derivado do grego Geórgios, assim como Yuri. Yegor e Yuri correspondem em português à Jorge. Talvez pela similaridade na grafia e na pronúncia de Yegor com Igor, alguns sites os relacionem. E também pelo fato de Jorge significar  "aquele que trabalha com a terra, agricultor" e o deus Yngvi estar ligado à agricultura, algumas fontes façam uma ligação de Igor com Jorge.



Igor é um antigo e tradicional nome russo e podemos encontrá-lo na figura do príncipe Igor de Kiev que reinou na Rússia Kievana (território que hoje abrange a Ucrânia, a Bielorússia, a Rússia e uma parte da Eslováquia e da Polônia) no período de 912 a 945.



Outras importantes figuras com o nome Igor foram o compositor russo Igor Stravinski (1882-1971) considerado um dos mais importantes e influentes compositores do século XX. Foi escolhido pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do século; Igor Sikorsky (1889-1972) ucraniano naturalizado norte-americano foi um projetista de aeronaves responsável pelo desenvolvimento do helicóptero.



O Príncipe Igor é uma ópera de autoria de Alexander Borodin; essa obra é uma adaptação do conto épico eslavo O Conto da Campanha de Igor, que conta a campanha do príncipe russo Igor Svyatoslavich contra invasores polovetsianos, em 1185.



Como já dito no começo do post, Igor é um nome muito popular no Brasil. Seu uso teve maior expressão a partir dos anos 80 e, desde então, ele frequentemente ocupa algum lugar no ranking dos 100 nomes mais registrados. De acordo com os dados do site Baby Center Brasil, em 2013 Igor ocupou a posição 54 do ranking; em 2014 ficou em 69 lugar.



Em Portugal o nome também tem uma certa expressão: em 2013 se encontrava na posição 97 com 32 registros;  em 2014 teve 29 registros, sua posição foi a de número 99. Entre os registros portugueses do ano passado encontramos alguns compostos e são esses: Igor António, Igor Tomás, Igor Martim, Igor Alexandre, Igor Rodrigo, Igor André e Igor Manuel.



Igor na mídia:
  • Igor Cotrim, Igor Rickli e Igor Angelkorte - atores brasileiros;
  • Igor Cavalera - músico brasileiro;
  • Igor González de Galdeano - ciclista basco;
  • Igor Kunistsyn - tenista russo;
  • Igor Kurnosov - mestre de xadrez russo;
  • Igor Oistrakh - violinista ucraniano.


Considero Igor um nome bonito, a sua popularidade não tira a sua força, é um nome que tem presença e tem a vantagem de ser internacional, é facilmente reconhecido em várias partes do mundo. E pra finalizar: quem foi que disse que Rússia e Brasil são países muito diferentes? Igor é um russo com jeitinho brasileiro!



E vocês, o que acham de Igor? A popularidade atrapalha ou não?

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Gosto do meu nome e sei o quanto ele representativo pra mim! Popular ou nao isso nao importa! O que importa e um nome forte e justo " igor" agradeço aos Deused por esse nome.

      Excluir
  2. Adoro Igor. É um nome lindo e não acho que sua popularidade atrapalhe, pelo menos em minha região.

    Se possível, gostaria de uma resenha sobre Ítalo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de Igor mas não acho um mau nome. Prefiro Igor a Ivo!

    ResponderExcluir
  4. Amo tanto a força e a simplicidade desse nome que coloquei no meu segundo filho. ..

    ResponderExcluir
  5. amo tanto desse nome tão lindo que coloquei no meu último filho o primeiro rapaz Igor Príncipe da paz. Virgínia Patrício

    ResponderExcluir
  6. Tbm gosto do meu nome mas notei q tenho muita semelhança da origem disso tudo.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o meu nome e sou mto grato pois é um nome lindo, curto e popular

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo excelente conteúdo informativo . Simplesmente amo este nome; não considero um nome popular, mas sim conhecido. Independente de QQ coisa, de muito bom gosto 🤴

    ResponderExcluir
  9. Uma Ferrari ou uma Porsche são populares, conhecidas, mas não perdem sua beleza !!!!

    ResponderExcluir