quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Gideão


Gideão é um nome bíblico bem pouco usado. Este nome tem origem no hebraico e significa “lenhador”.
A vida de Gideão está relatada na bíblia, no livro de juízes. Ele foi o juiz que libertou os israelitas das mãos do povo de Midiã, chamados midianitas (este povo oprimia Israel fazia sete anos, e roubava suas colheitas e animais,  inclusive, já haviam matado o irmão de Gideão quando invadiram a região onde vivia chamada Tabor).
De acordo com as escrituras Gideão recebeu um chamado enviado pelo anjo de Deus, porém Gideão não estava muito seguro nisso já que o próprio havia dito que ele era da família mais pobre da tribo de Manassés e dentre a família ele era o menos importante. Então Gideão aceitou o chamado e convocou homens para se juntarem a ele. Então fizeram um grupo de 32 mil homens, mas o exército dos midianitas era bem maior e com medo foram diminuindo o número de homens do exército de Gideão até ficar 300, poucos porém corajosos e com esses 300 conseguiram ganhar a batalha e fazer com que os midianitas ficassem longe das terras dos hebreus.

Gideão é um nome pouco popular, com uma terminação bem interessantes, própria do nosso idioma. Nela encontramos nomes mais clássicos como Estêvão e nomes mais medievais como Fernão, este último tem muito parecido com Gideão já que também é mais curto e não é muito comum nos dias de hoje. Este nome começou a ser usado após a reforma protestante. Para quem procura um nome bíblico raro, curto e que tem uma terminação característica do nosso idioma.

Qual a sua visão deste nome?

6 comentários:

  1. Gideão não me diz nem gosto nem me desgosto é me indiferente não há nenhum clique que me faça ter opinião.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história por detrás do nome. Achei Gideao muito fofo!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca havia pensado nesse nome. O texto me fez gostar dele.

    ResponderExcluir
  4. Gostei imenso de conhecer este nome! Lembra-me sempre António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, um poeta português muito interessante :)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto e não usaria, mas adorei o texto :)

    ResponderExcluir