segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Gastão


Do francês Gaston, o significado de Gastão é "aquele que vem da Gasconha" ou "habitante da Gasconha". A Gasconha é uma região do sudoeste da França e a versão original do nome Gaston passou para Gastão em Portugal. 

Como os habitantes da Gasconha nos seus primórdios eram bascos também é sugerido que Gastão signifique também  "aquele que vem do país dos bascos."

O nome Gastão tem também origem germânica com "estranho" ou "hospede" sendo os seus significados.

O número de registos de Gastão em Portugal é semelhante a nomes como Leão ou Sancho, ou seja menos de 10 meninos são registados por ano em Portugal com este nome.

Gastão é um nome muito raro mas não é desconhecido, em grande parte graças ao clássico desenho animado da Disney, A Bela e o Monstro em que o mau da fita se chamava Gaston e que o tornou um nome muito falado em qualquer parte do mundo.

Tendo a mesma terminação que muitos dos nomes favoritos dos portugueses, Gastão tem também a mais-valia de ser curto e antigo. 
Eu gosto muitíssimo de Gastão, acho um nome memorável, forte e tem um ar reguila também. Usaria e faz parte da minha lista de favoritos à muito já. Adoro nomes medievais, raros e com história, e Gastão preenche esses requisitos. 

Eu vejo Gastão um pouco como a versão francesa do nosso Sancho, em que ambos os nomes foram amplamente usados na época medieval pela nobreza dos dois países mas que ambos foram caindo em desuso com o tempo. 
Mas Gaston ainda é muito visto como sobrenome na França e países de língua inglesa e ainda se vai vendo uma ou outra criança Gaston, continua a ser relativamente usado ao contrário de Sancho.

Gastão tem diversas variantes que são usadas à volta do mundo como: Gascon, Gastón, Gascone, Gasconey na língua inglesa, Gastone na italiana e Waast na alemã.

Algumas personalidades:
  • Vedast, bispo de Arras e Cambrai, conhecido como Santo Gaston;
  • Gaston, Duque de Orléans, nobre francês;
  • Gaston III, Conde de Foix. (1331–1391);
  • Gaston Caperton, antigo governador da West Virginia, EUA;
  • Gaston Doumergue, político francês e presidente da França entre 1924 e 1931;
  • Gastón Etlis, jogador argentino de ténis;
  • William Gaston, político americano.
O que vocês pensam sobre este nome? Poderia ser mais usado? seria viável no Brasil?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry e Wikipedia.

6 comentários:

  1. Tenho muita simpatia por Gastão, mas a popularidade do personagem da Disney( afinal Gastão é o nome do primo sortudo do Pato Donald) talvez faça as pessoas acharem o nome caricato e por isso o seu pouco uso. Acho a versão Gaston muito bonita. Apesar de ser um nome raro no Brasil, me lembrei agora de dois artistas com esse nome: Gastão Moreira, apresentador e Gastão Lima, cantor.

    ResponderExcluir
  2. Gastão é daqueles nomes que para mim, tem associação imediata. No caso deste, é com o primo folgado do Pato Donald, que no Brasil, é chamado de Gastão (Gladstone Gander no original em inglês). Então, de certo modo, é um nome que relembra a minha infância, por que naquela altura, eu lia muitos, mas muitos gibis.

    ResponderExcluir
  3. Gastão Souza, monstro do slackline, ficou faltando ali nas personalidades heuehueheuehe

    ResponderExcluir
  4. Gastão, amo esse nome. Tenho um filho de 7 anos que é Gastão, nascido em Portugal.

    ResponderExcluir
  5. A propósito do nome Gastão, partilho
    Gastão Cruz - (falecido em março de 2022) Poeta
    Gastão Elias - Tenista
    Gastão Reis - Chef
    Gastão Reis - (falecido em dezembro de 2020) foi Baixista dos "Zarco", e do membro do "Conjunto Cuca Monga"

    ResponderExcluir