quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Rômulo/Rómulo


Existe um grupo de nomes que se encaixa naquilo que chamo de "nomes conhecidos mas poucos usados", ou seja, aqueles nomes que nunca foram utilizados excessivamente em determinada época , mas são nomes que nunca deixaram de ser ouvidos aqui e ali; podem ser encontrados tanto em adultos, adolescentes ou em uma criança; sempre soarão perfeitamente de acordo com a idade de seus portadores, pois não são demasiado modernos e nem demasiado antiquados, possuem ares contemporâneos em qualquer época. Dentro desse estilo destaco o nome Rômulo (em Portugal Rómulo), que me transmite força, vigor, impetuosidade e que possui toda uma história ligada à mitologia romana. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse interessante nome?

Rômulo ou Rómulo, do latim Romulus, significa "aquele que vem de Roma", ou ainda "homem de Roma". Seu significado está intimamente ligado à lendária história dos irmãos Rômulo e Remo. Diz a  lenda romana, que Rômulo e Remo eram filhos gêmeos de Reia Sílvia, filha de Numitor, rei de Alba Longa, e de Marte, o deus da guerra. Numitor havia sido derrubado por seu irmão Amúlio. Para garantia do trono Amúlio assassina os descendentes varões de Numitor e obriga sua sobrinha Reia Sílvia a tornar-se vestal (sacerdortisa virgem consagrada a deusa Vesta). Um dia Reia Sílvia foi seduzida por Marte, e acabou engravidando e dando à luz gêmeos, Rômulo e Remo. Reia Sílvia foi condenada à morte, por não ter cumprido seu voto de castidade e Amúlio ordena que os meninos sejam mortos. Os servos destinados a cumprir essa missão não têm coragem de realizar tal ato cruel  e com pena das crianças, as coloca em um cesto de vime no rio Tibre com a esperança de que alguém os encontrasse. O cesto foi levado pela correnteza até parar num barranco perto de uma gruta. O choro das crianças chamou a atenção de uma loba que passava por perto e que ao perceber que os meninos estavam com fome decidiu amamentá-los. Portanto, na mitologia, Rômulo e Remo foram amamentados por uma loba (lupa em latim). A loba amamentando os gêmeos passou a ser um dos símbolos da fundação de Roma. Depois de crescidos Rômulo e Remo destronaram seu tio-avô, e após muitas disputas, Rômulo fundou Roma e tornou-se seu primeiro rei.

No Brasil, Rômulo não faz parte de nenhum ranking de nomes mais populares do momento e nunca teve teve grandes picos de popularidade por aqui; em 2015 obteve discretos 28 registros na grafia Rômulo e 15 na grafia Romulo no estado de São Paulo. Em Portugal seu uso parece ser bem raro pois sua versão Rómulo teve apenas 4 registros em 2014 e 2 em 2015.

Variantes:

Romolo (italiano), Rómulo (espanhol), Romul (occitano).

Rômulo na mídia:
  • Rômulo Arantes Neto - ator brasileiro;
  • Rômulo Estrela - ator brasileiro;
  • Rômulo Macedo - jogador de futebol brasileiro;
  • Rómulo Cunha Silva - jogador de futebol português;
  • Romolo Cincinato - pintor italiano;
  • Romolo Gessi - soldado italiano;
  • Romolo Ferri - piloto de motos italiano;
  • Romolo Valli - ator italiano.
  • Romero Rômulo - personagem vivido pelo ator Alexandre Nero na novela A Regra do Jogo, exibida pela Rede Globo entre 2015 a 2016. 
Considero Rômulo/Rómulo um nome intenso e marcante, me transmite bravura. Para quem gosta de nomes que não são populares, mas não serão considerados diferentes demais, Rômulo/Rómulo é uma grande escolha (acredito também que seja uma ótima alternativa ao super popular Rodrigo). 

E então, concordam comigo? O que pensam sobre Rômulo/Rómulo?

Fontes consultadas:

Behind the Name, Nameberry, Arpen/SP, IRN Portugal, Wikipédia

9 comentários: