terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pia


Acredito que, aos olhos de multidões, muitos nomes pareçam inapropriados, pesados, feios, sem sentido. Pia, um dos curtinhos da minha lista de preferidos, costuma receber comentários extremados, o que me faz achar que é daqueles nomes que, ou se detesta, ou se ama. Muita gente certamente o detestará, mas eu, eu suspiro por ele, e apesar de ser semelhante ao meu nome, gostava muito de o usar um dia. 

Muitos vêem Pia apenas como a conjugação do verbo "piar", o que os faz automaticamente pensar em "passarinhos". Sim, é verdade, também é a conjugação desse verbo tão inofensivo remetente a passarinhos tão igualmente inofensivos. Há também quem aponte "pia" como o local onde se lava a loiça (o que eu sempre chamei e ouvi chamar de lava-loiças). O meu optimisto e amor por este nome não vêem problema algum nesses outros "significados" de Pia, pelo que, no que toca a este nome, consigo ver muito mais para além desses aspectos irrelevantes. Vejo em Pia um nome antigo, muito português, simples, elegante, querido, imponente. Um nome de rainha. 

D. Maria I de Portugal, Princesa do Brasil, Princesa da Beira e Duquesa de Bragança, subiu ao trono em 1777, sucedendo ao seu pai, El-Rei D. José I. Mandou construir a Basílica da Estrela (onde eu fui baptizada!) e ficou conhecida pelos cognomes A Piedosa ou Pia, devido à sua tamanha devoção religiosa à Igreja Católica e também ao seu carácter bondoso para com os outros.

Maria Pia de Saboia foi uma princesa da Itália e rainha consorte de Portugal durante o reinado do seu marido, D. Luís I. A sua compaixão e apoio a causas sociais tornou-a conhecida como O Anjo da Caridade e A Mãe dos Pobres

Pia deriva do nome latino Pius e significa "piedosa", tendo uma ligação forte com características como "justiça", "benevolência", e claro, "piedade". E por falar nisso, Piedade também é admitido como nome próprio feminino mas admito que possa parecer pesado e demasiado ligado à religião. Pia, pelo contrário, pelo facto de ser curtinho, tem um ar muito moderno e atual. Tudo nele é querido e fresco! Visualmente é um nome muito apelativo, simples, e a sua sonoridade é realmente amorosa! Acho que Pia pode ter sucesso por integrar simultaneamente dois grupos: nomes antigos e tradicionais como Beatriz, InêsJoanaLeonorMatilde, e nomes curtinhos e internacionais como Ana, Ema, Eva, Lia, Mia, Noa. E uma vez que Mia e Lia, com apenas uma letrinha de diferença para Pia, são tão conhecidos internacionalmente, e muito bem cotados em alguns países de destaque, acho que Pia podia facilmente ganhar mais adeptos e tornar-se mais usado. Além disso, o seu significado é muito bonito e positivo, e características como "bondade", "piedade", "compaixão", hoje em dia fazem mais falta do que nunca, visto estarmos a passar por momentos complicados. Para mim, Pia representa tudo o que eu procuro, não só num nome, mas também numa pessoa. E pensar em alguém com características tão boas como estas dá-me esperança. Pensar numa pequena Pia dá-me esperança. O mundo precisa de mais gente assim, e de mais nomes para além dos que se estão sempre a ouvir. 

Em Portugal este nome é raríssimo, o que me faz adorá-lo ainda mais. No ano passado, em 2014, não nasceu nenhuma Pia; este ano tem pelo menos 1 registo graças à Maria Guedes, autora do blog Stylista, que já tinha um pequeno Manuel e teve agora há pouco tempo a sua querida Pia, que acabou de completar 1 mês. 

Sei que serei das poucas a adorar Pia, mas sinceramente não me importo!

14 comentários:

  1. Teria! Também me faz suspirar... Aiiiii Pia ❤️ Adoro adoro adoro!
    Também adoro o facto de ser antigo e jovial ao mesmo tempo. Entao Maria Pia é que adoro... Um sonho!

    ResponderExcluir
  2. acho muito fofo! talvez o único nome que parece diminutivo que eu aceitaria!

    ResponderExcluir
  3. No Brasil pia é o lugar onde se lava a louça, as mãos ou se escova os dentes, no caso pia da cozinha e pia do banheiro. Seria o mesmo q alguém ter o nome de torneira ou chuveiro. Não dá não.

    ResponderExcluir
  4. Um grande não pra esse nome. É tanta coisa desvantagem que vejo nele que não consigo nem imaginá-lo sendo usado sem ser motivo de brincadeiras. Isso no Brasil, é claro. Como a Patricia disse, seria o mesmo que alguém ter o nome de chuveiro.

    ResponderExcluir
  5. Aqui vem uma brasileira acha que dá sim! HAHAHA. Pode ser que o pinto pie e a pia pingue, e daí? Se for assim, o gato Mia, a Bela pode ser feia, a Lua pode sentir-se melhor durante o dia e a Sol durante a noite, a Morena pode ser uma branquela e a Branca pode ser uma morena...E daí? Nomes transcendem significados e relações. Adoro Pia sem medo e o composto Maria Pia me faz suspirar. Usaria com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso. Támbém sou brasileira e amo esse nome desde a primeira vez que o vi, gosto dele e estará na minha lista, em favorito, para quando eu for mãe. Já conheço esse nome há alguns anos e nunca nem lembrei de que era igual a pia de lavar simplesmente porque a sonoridade do nome, a poesia me arrebatou e me apaixonei simplesmente.

      Excluir
  6. Eu adoro a sonoridade de nome Pia, mas infelizmente não consigo deixar de pensar automaticamente numa pia (lava-loiças, bacia) porque na terra de onde sou original, é esse o nome que utilizamos.

    ResponderExcluir
  7. Em 2015, Guilhermina Guinle , viveu a milionária "Pia Lovatelli" no sucesso Verdades Secretas.Fonte:Wikipédia

    ResponderExcluir
  8. PIA sempre e colocado em santa e comentário religioso. PIA mãe de Deus.

    ResponderExcluir
  9. O significado da palavra:ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir
  10. Sou brasileiro e conheço mulheres com o nome Pia. Nome lindo, fino, elegante,amoroso. Maria Pia nome da mãe de Jesus,abraços a todas as Pia.

    ResponderExcluir
  11. Brevemente aqui nascerá uma Maria Pia ♥️
    2021 ela chegará 🥰

    ResponderExcluir