terça-feira, 11 de agosto de 2015

Jonas


Do hebraico יוֹנָה (Yonah), que significa pomba, Jonas era o nome do profeta do Antigo Testamento que, ao fugir do Senhor, foi engolido por uma baleia e lá viveu por três dias e três noite até o Senhor o perdoar e o animal o expelir para terra seca. A história é conhecida por grande parte da população e embora a fosse bastante difundida na Era Medieval, o nome em si só começou a ser utilizado em força depois da Reforma Protestante, quando a questão da identidade religiosa começou a ser mais demarcada.

Atentando à forma como soa e ao seu significado, acho Jonas um nome muito querido, muito simpático e juvenil. Um nome masculino que não é muito longo, nem muito curto, que é simples de escrever, de pronunciar e uma alternativa diferente para 2015 e adiante. Acho-o bastante suave, gentil e até mesmo pacífico (talvez pelo seu significado me remeter para a paz e para alguém que procura a paz). A sua versão mais internacional é Jonah que, como se pode ver, a grafia é muito semelhante à portuguesa.

Não é popular nem em Portugal nem no Brasil, e os registos anuais em Portugal têm sido bastante comedidos. Em 2014, foram registados 11 Jonas e os compostos Jonas Augusto, Jonas Manuel, Jonas João, Jonas Mauruanã e Jonas Luca. O meu preferido é mesmo Jonas Augusto, acho que transmite um equilíbrio muito interessante entre um nome jovial (Jonas), ponderado por um mais clássico e igualmente bonito (Augusto).

Jonas é um dos nomes mais populares na Noruega, estando no Top 10 desde 1996 e sendo que em 2006 chegou mesmo a ser o nome mais escolhido para os rapazes noruegueses. É também popular noutros países nórdicos como a Finlândia, Dinamarca e Suécia e em países como a Áustria, Alemanha, Holanda e a Bélgica.

Joana Recharte.

Será que Jonas tem a força para se tornar popular entre nós?

13 comentários:

  1. Concordo com o texto, tb acho Jonas um nome querido, simpático e juvenil. Gentil tb é um ótimo adjetivo, ele me transmite essa sensação de cordialidade. Acho uma ótima opção tanto para o Brasil, qt para Portugal. Creio q possa ser uma alternativa à João, já tão usado e tb à Jonathan.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Jonas. é internacional, nada comum e para quem leva em consideração o fato de ser bíblico Jonas ainda tem este bônus. É um excelente nome.

    ResponderExcluir
  3. Já tentei, mas não consigo gostar!

    ResponderExcluir
  4. Achei lindo, poderiam fazer uma pesquisa sobre o nome Jair?? Ja que o presidente atual do Brasil tem esse nome

    ResponderExcluir
  5. Vai uma ideia aqui de nome composto
    Jonas Ricardo é lindo

    ResponderExcluir