quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Irene


Não é um popular, mas está longe de ser desconhecido. Em bebês, é uma raridade. Porque é um nome sonoro, original, cheio de história e com um significado perfeito, vejo muita graça em Irene.

Do Grego Ειρηνη (Eirene), Irene é derivado de uma palavra que significa “paz”. Uma das Horas, Irene era, na mitologia grega, a personificação da paz.

Popularidade:

Em Portugal, Irene teve apenas 10 registros em 2014. Contudo, o namoro jogador Cristiano Ronaldo com a modelo russa Irina Shayk contribuiu para que a variante Irina entrasse no top 100 português.

Infelizmente, não temos uma lista oficial dos nomes mais registrados no Brasil, mas sabemos que 14 meninas receberam este nome em 2014 no estado de São Paulo.

Variantes:

Para que gosta de nomes “internacionais”, Irene é uma boa opção, pois é usado em inglês, italiano, português, sueco, norueguês, finlandês, alemão e grego. Em outras línguas, há ainda: Irina (búlgaro), Irena, Ena (croata), Irena, Irenka (checo), Irena (holandês), Irène (francês), Iria (galego), Irina, Irine (georgiano), Irén (húngaro), Eireen (irlandês), Irena (lituano), Irina (macedônio), Irena, Irenka (polonês), Irina (romeno), Irina, Arina, Arisha, Ira, Irinushka (russo), Irena (sérvio), Irena (esloveno), Iryna (ucraniano).

Em português, temos também a versão Iria, nome que já foi abordado aqui no blog em lindo texto da Telma Oliveira. Vale a pena conferir aqui.


Personalidades chamadas Irene:
  • Irene da Tessalônica - santa grega;
  • Irene de Atenas - imperatriz bizantina;
  • Tzitzak - esposa do imperador Constantino V, batizada Irene;
  • Irene Ducaina - esposa do imperador bizantino Aleixo I Comneno, mãe do também imperador João II Comneno e da historiadora Ana Comnena;
  • Irene Ravache - atriz brasileira.



Para quem ainda não gosta, sugiro que escute a canção de Rodrigo Amarante chamada “Irene”, que fez com que eu me apaixonasse ainda mais pelo nome. Ao que parece, há uma referência na letra a uma música homônima de Caetano Veloso, que também é ótima.

Como podem ver, estou rendida à beleza de Irene. Considero-o uma opção original e, ao mesmo tempo, segura para os dias atuais. Ficaria muito feliz em encontrar uma menininha com este nome por aí.

E vocês? Gostam de Irene?

8 comentários:

  1. Gosto sim, acho um nome suave e despretensioso. Bonito na sua simplicidade.Tb gosto de Irina e gostei de outras variantes q eu desconhecia: Arisha e Irena.

    ResponderExcluir
  2. Nao gosto do nome, mas gostei da variante Arisha e Irena. Amei a foto!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Irene, acho lindo e sim despretensioso, suave como bem disse a Patrícia Monteiro, é também a variante que mais gosto! :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Patrícia, tenho vindo a gostar cada vez mais de Irene. Simples e bonito.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as meninas, é simples, suave e bonito, mas ainda prefiro a variante Irina.

    ResponderExcluir
  6. Adoro Irene, realmente transmite-me paz e prefiro-o, sem sombra de dúvidas, a Irina. Não o usava pelo simples facto de já ter uma pessoa muito próxima com esse nome :)

    ResponderExcluir
  7. Irene adoro bastante. Também as tenho na família e por pronuncia-lo várias vezes faz ter a certeza que gosto bastante do nome. Irina não desgosto, mas se tivesse de utilizar um era sem dúvida Irene.

    ResponderExcluir
  8. É o nome da filha do jornalista brasileiro Xico Sá. Achei uma escolha nada óbvia para os dias de hoje e exatamente por isso gostei!

    ResponderExcluir