terça-feira, 4 de agosto de 2015

Eudora


Se existe um nome feminino que acho intrigante, charmoso e místico, esse nome é Eudora.

O significado do nome Eudora é "bom presente", em grego, a partir dos elementos ευ "bom" e δωρον (doron) "presente".

É o nome de uma ninfa na mitologia grega, uma das híades. As híades (ou hyades) eram filhas de Atlas com Plêione (algumas versões afirmam que sua mãe era a oceânide Aethra, ou Etra). As Híades eram sete e seus nomes são: Ambrosia, Eudora, Ésile (ou Fésile), Corônis, Dione, Pólixo e Féio. Tinham um irmão chamado Hias, que foi morto por um leão. De tanto chorar pela morte de Hias, as híades acabaram morrendo sufocadas em lágrimas. Foram, então, enviadas ao firmamento por Zeus, que as transformou em um aglomerado de estrelas na constelação de Touro. O próprio Hias foi transformado na constelação de Aquário. Devido a estas estrelas estarem mais visíveis durante as estações chuvosas (híades provém de hýein, que significa "chover" em grego), os gregos antigos acreditavam que elas eram mensageiras das chuvas de primavera e das tempestades de outono. A ligação das híades com a chuva vem do fato de se crer que a chuva eram as lágrimas delas por seu irmão.

Eudora é um nome antigo e de uso internacional. O país onde ele teve grande destaque foi Estados Unidos, a partir do final do século XIX.  Atualmente entre os americanos deve ser considerado um nome antiquado, já que não está mais em nenhum top de nomes populares desde 1924.

Já no Brasil, Eudora nunca teve nenhum pico de popularidade (e me parece que em Portugal também não), nunca fez parte de nenhum ranking de nomes mais usados.

Em contrapartida, por aqui Eudora  é raramente usado como nome próprio, mas está bem conhecido como o nome de uma marca de cosméticos, pertencente ao grupo O Boticário. De acordo com a marca " o nome Eudora foi escolhido por representar ao mesmo tempo, força e delicadeza, energia e sensibilidade, sendo Eudora a expressão da força do feminino. As características de Eudora vêm desde a origem de seu nome."

Em sua versão masculina, Eudoro (ou Eudoros), encontramos na mitologia grega Eudoro, filho de Hermes e companheiro de Aquiles na Guerra de Tróia, e entre os filósofos egípcios Eudoro de Alexandria. 

Eudora na mídia:
  • Eudora Welty - escritora norte-americana ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973;
  • Eudora Fletcher - personagem de Mia Farrow no filme Zelig, escrito e dirigido por Woody Allen;
  • Eudora - personagem dos quadrinhos Charlie Brown (Peanuts);
  • Eudora - personagem do filme A Princesa e o Sapo, mãe da protagonista Tiana. Foi dublada pela apresentadora Oprah Winfrey;
  • Eudora Addams - personagem da Família Addams;
  • Eudora - titulo de um cd do grupo The Get Up Kids;
  • Eudora - banda de rock da Califórnia;
  • Eudora - programa de e-mails;
  • Eudora - asteróide 217 descoberto em 1880 (tem esse nome por causa da ninfa Eudora)

Considero Eudora um nome elegante, charmoso. Gosto muito da terminação -dora, presente também em outros nomes como Isadora, Teodora e Pandora, por exemplo, acho que lhe confere uma certa classe e também feminilidade, graciosidade. Para quem gosta dessa terminação, acho Eudora uma ótima opção, pois é um nome pouco usado e internacional. Sem falar na relação com a mitologia grega, que dá um toque especial, já que Eudora é uma ninfa, ou seja, um espírito natural feminino, leve e  delicado. 

E vocês, o que pensam sobre Eudora?   

Fontes Consultadas:

Behind the Name, site Eudora Cosméticos, Wikipédia.

13 comentários:

  1. Adorei a história em torno do nome! Fez-me gostar mais do nome! Comparativamente, prefiro Dora, ou outros começados com "Eu" como Eugénia ou Eunice. No entanto, acho Eudora perfeitamente válido e bonito.

    ResponderExcluir
  2. A história me fez olhar com carinho para esse nome
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gostava do nome, mas a história linda das híades me fez tb ter mais carinho por ele.

      Excluir
  3. Gostei bastante da história, mas não gosto do nome.

    ResponderExcluir
  4. Sou fascinada por nomes relacionados à mitologia grega, de forma que Eudora faz parte da minha lista há anos. Outro ponto que sempre me conquista é essa aura mística e mágica... O texto está lindo, Patricia!!! Parabéns :*

    ResponderExcluir
  5. Agora, aqui no Brasil, Eudora é o nome de um filme a ser realizado em 2016 - intrigante e feminino. Confiram:http://eudoraofilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, obrigada pela sua visita! A equipe do Blog dos Nomes deseja todo o sucesso para o filme Eudora!

      Excluir
  6. Há anos atrás eu usava o programa de email Eudora, não imaginava que seria nome próprio. Recentemente me deparo com a loja do boticário Eudora e ficou a sensação de nome familiar...
    A ligação do nome com a mitologia grega é fantástica.
    Adorei conhecer tudo isso. Muito grata pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. E por isso que escolhi esse nome
    É o nome da minha Princesa

    ResponderExcluir
  8. Lia, você escolheu bem. Há 81 anos me chamo Eudoro.

    ResponderExcluir