segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dinis


Um nome que adoro é Dinis. É a variante portuguesa do nome francês Denis, que deriva do nome grego Dionysios e significa “consagrado ao espírito das águas” e “ o céu e as águas”.

Um nome típico e muito popular que ocupa a 18º posição no ranking português de 2014. Foram registados neste mesmo ano 810 meninos com esta denominação. É também um nome bastante utilizado como 2º elemento do nome, principalmente nos compostos: Gonçalo Dinis (56), João Dinis (44), Afonso Dinis (36), Francisco Dinis (20), Pedro Dinis (20), Martim Dinis (20), entre outros.

Dinis é muito conhecido devido a:
  • D. Dinis de Portugal - Rei de Portugal, também conhecido como o Lavrador;
  • Dinis de Bragança – o filho mais novo dos duques de Bragança;
  • Dinis Machado – jornalista e escritor Português.
Um nome que aprecio bastante e que se encontra na minha lista sem dúvida (apesar da popularidade). Dinis encontra-se marcado na história dos portugueses, muito familiar e formoso aos nosso olhos. Acho que Dinis é daqueles nomes que vai bem com quase tudo, e talvez por isso seja tão eleito, é um ótimo 1º nome mas a sua sonoridade suave dá-lhe direito a várias posições como 2º elemento em compostos, pois conjuga-se com diferentes nomes. 

Como já referi está na minha lista, mas não penso usá-lo como nome próprio, pois apesar de o apreciar muito, acho que é demasiado popular para o meu gosto. Mas continuo com ele na mente pois acho que é um belo nome. É lindo, suave e encantador, que transmite uma certa harmonia.

Diana Silva.

Gostam de Dinis?

10 comentários:

  1. No Brasil Dinis( ou mais comumente Diniz) é usado apenas como sobrenome/apelido, então não consigo vê-lo como nome próprio. Aqui a variante Dênis é q usada como nome próprio,, mas mesmo assim já é um nome datado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que acontece comigo, não consigo vê-lo como nome próprio de tanto conhecer pessoas com esse sobrenome/apelido. No entanto, de tanto as meninas falarem, desenvolvi certo carinho por Dinis e o acho mais bonito que Denis/Dênis.

      Excluir
  2. Eu gosto de Dinis. E usaria numa boa, como usaria Xavier, Lira, Luna, Duarte, etc! Exemplos que citei, que são mais comuns como sobrenome no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Dinis. Acho-o amoroso e associo-o logo à poesia até porque D. Dinis era um rei trovador, o que para mim é uma associação muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Dinis tanto como primeiro nome como segundo nome mas só usava como segundo devia a sua popularidade.

    ResponderExcluir
  5. Dos nome da nome Dinis é dos mais bonitos, comparo sempre com Duarte e entre um e outro prefiro Dinis.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto, acho um nome bonito mas perde um pouco o encanto por ser tão usado

    ResponderExcluir
  7. vou usar como segundo nome.

    ResponderExcluir