terça-feira, 4 de agosto de 2015

Bastião


Forma curta de Sebastião, um dos meus nomes preferidos de sempre, e dos poucos começados por B que realmente adoro: Bastião foi aprovado como nome próprio em Outubro de 2013 e o único registo que teve nesse ano deve ser precisamente o que deu origem à atualização da lista. Em 2012 e 2014 não nasceu nenhum rapaz português com este nome, e parece-me que no Brasil também não houve registos deste nome - talvez por não o conhecerem?

"Diminutivos que se tornam nomes próprios" já faz parte de um fenómeno simplesmente normal, sobretudo em países estrangeiros, onde parece haver mais liberdade na hora de nomear os recém-nascidos. Claro que com Sebastião, que é tão conhecido e favorável a diminutivos, o fenómeno não seria diferente. Sebastian (alemão, dinamarquês, finlandês, inglês, norueguês, polonês, romeno, sueco), Sébastien (francês), Sebastián (espanhol), dão origem a Bastian, Bastien, Bastián, respectivamente - as versões mais conhecidas de Bastião

Acho Bastião tão legítimo como Tiago, por exemplo. Considero-o um nome muito giro, não só por ter origem noutro que adoro há anos, mas também por fugir do óbvio. Gosto de pequenas surpresas, e para mim Bastião é uma surpresa muito positiva, semelhante a outros nomes que adoro com a mesma terminação: Gastão e Tristão, por exemplo, que também são muito pouco usados. Bastião ganha por ser raro mas muito familiar, já que Sebastião é perfeitamente conhecido, e sempre é um pouco mais "fácil" do que o seu antepassado. Hoje estamos habituados a muitos nomes que já foram diminutivos, o que reforça a minha ideia de que Bastião pode, um dia, ser mais usado e passar a constar nas listas de futuros pais que procuram um nome antigo mas com um toque moderno. Não acredito que venha a ser popular, mas entre os 20 e os 30 registos já estaria muito bem colocado!

Quais são os vossos pensamentos acerca de Bastião?

6 comentários:

  1. Embora fosse intuitivo acho que precisava realmente da confirmação de que Bastião era diminutivo de Sebastião.Obrigada por esclareceres :)
    Pessoalmente não aprecio Bastião, embora goste muito do nome original. Lembra-me também a palavra bastão, e por isso acho um bocado caricato. Talvez com o tempo a minha visão sobre este nome, mas hoje não me considero fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez com o tempo a minha visão sobre este nome se altere, mas hoje não me considero fã.

      Excluir
  2. Eu adoro Bastião!
    Ouvi pela primeira vez este nome no blogue Nomes e Mais Nomes, e fiquei encantada. E por isso mesmo nem percebo como nao e usado, principalmente pela razão apontada da semelhança a Sebastiao.
    Nao fazia ideia que Bastião fosse um nome "recente", para mim tem um ar tão antigo e nobre como Sebastiao, Gusmão, Henrique, Afonso , etc. Gostei muito de saber que e um nome recentemente aprovado. Eu adoraria usar!

    ResponderExcluir
  3. No Brasil é usado apenas como diminutivo de Sebastião, não é usado como nome próprio. Acho péssimo como nome próprio, aliás.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Sebastian e Sebastián, simpatizo com Bastian e tento gostar de Sebastião, mas Bastião... Não consigo nem tentar.

    ResponderExcluir