sábado, 4 de julho de 2015

Ravel


Existe um nome masculino que me encanta. Acho misterioso, charmoso, sonoro, com bela grafia e é incomum: Ravel.

Ravel é proveniente da França, sendo usado desde a Idade Média, originalmente como um sobrenome. Pode ter origem locacional, derivado de famílias que viviam no sul da França, em  Drome, na Provença. O nome Ravel tem origem no latim, na palavra romana rebellis, significando 'rebelde' e, portanto, descreve um local que foi rebelde ou que abrigava rebeldes. Sobrenomes locacionais eram muito populares na Europa, já que na época medieval era a maneira mais fácil de se identificar um desconhecido, sendo estes chamados com o nome do local de onde vieram. Ele possui variantes ortográficas que incluem Rabel, Rabl, Ravle, Rableau, Raveau, Rabeau e Revel. Ortografias rudimentares e a grande variedade de influências culturais presentes na França durante o desenvolvimento da sua linguagem, com a presença de dialetos locais próprios, levaram ao surgimento dessas variações.

Um portador do sobrenome Ravel mundialmente conhecido é o genial compositor francês Maurice Ravel (nascido Joseph-Maurice Ravel). Sua obra mais famosa é o Bolero, que ficou imortalizada como o "Bolero de Ravel" pois era como Ravel que esse artista era tratado. Ravel é reconhecido internacionalmente como um dos maiores compositores da França. Provavelmente por causa desse grande artista, Ravel foi elevado ao status de nome próprio, sendo assim utilizado (além de sobrenome) em países como Romênia, Noruega, Espanha, Canadá, Rússia, Filipinas, Austrália, França, Brasil, Argentina, Venezuela, Bélgica,entre outros. Inclusive, pesquisando pelo facebook, surpreendentemente encontrei no Brasil vários rapazes chamados Ravel.

Um fato interessante: Todos os dias, há vários anos, ao pôr-do-sol , o saxofonista Jurandy do Sax executa o Bolero de Ravel na praia do Jacaré, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. É uma tradição local cuja inspiração foi o filme francês Retratos da Vida, que tem o Bolero de Ravel como trilha sonora.

Ravel é também o nome de uma comunidade no Puy-de-Dôme, departamento em Auvergne, no centro da França.

Ravel na mídia:
  • Ravel Andrade e Ravel Cabral - atores brasileiros;
  • Ravel Morrison - jogador de futebol inglês;
  • Ravel Santana - jogador de baseball dominicano

Existem algumas outras versões para a origem de Ravel:
  • Variante do nome de origem nórdica Ragnvald (uma versão de Ronaldo);
  • Variante do nome indiano Raval;
  • Variante de Rafael.

Nenhuma dessas hipóteses me parece ter muita consistência, mas Ravel poderia ser uma opção ao já conhecido e muito popular Rafael.

Ravel é, para quem aprecia saber esses detalhes, um anagrama de relva.

Enfim, Ravel é um nome que tem muitas qualidades, para quem gosta de nomes curtos, diferentes, descolados e estilosos é uma bela opção.

E vocês, o que acham do nome Ravel?

Fontes consultadas:

Surname DataBase, Wikipédia, Nameberry, Ancestry, Nordic Names.

27 comentários:

  1. Nunca tinha pensado em Ravel como nome próprio, estou maravilhada! Pena não ser admitido em Portugal!

    Tenho uma paixão do tamanho do mundo pelo Bolero de Ravel lembro-me de nos primeiros anos de faculdade fazer a minha viagem de metro inteira a ouvir essa música, era a melhor forma possível de começar o dia! Também me lembra a minha mãe, que nos cantava sempre essa música quando éramos pequeninos. :')

    Óptimas memórias, obrigada Patrícia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, eu é q agradeço pelas suas palavras! Ravel é um nome lindo, amo de paixão! Houve a tentativa de registro em Portugal, pena não ter sido aceito, mas quem sabe daqui alguns anos isso mude? Tomara!

      Excluir
    2. Achei ótimo, por isso adoro meu nome

      Excluir
    3. Nossa,agora sinto um certo carinho pelo meu nome !!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Eu já ouvi falar de Ravel. Por me lembrar Raquel, eu sempre pensei que era feminino. Eu acho ok, mas não usaria. Ótimo texto, Patricia.

    ResponderExcluir
  3. Quando li o nome torci o nariz primeiro, mas ao ler o texto não é que passei a gostar? É um nome cheio de estilo sim, fiquei fã! E adoro o significado 😁

    ResponderExcluir
  4. 50 milhões de vezes um ravel que mais um rafael no mundo!!! o post está maravilhoso. não conhecia ravel como nome, só sabia pelo compositor. vai pra minha listinha :)

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo gosto do som,acho forte e por ser fora do usual...
    Já conhecia; meu filho de 2 meses foi registrado com este nome.
    Porém nas minhas pesquisas o nome é de origem hebraica de variação do nome Rafael como dito acima,seu significado é Deus o curou ou Deus Cura. Prefiro acreditar nesta minha pesquisa;mas adorei conhecer o blog e principalmente saber mais sobre o nome Ravel :)

    No dicionário jurídico - o adjetivo (revel ) é que significa rebelde ou aquele que se rebela.

    ResponderExcluir
  6. Dani, q bom gosto vc teve, Ravel é um nome lindo! Ravel, concretamente e de fato, é um sobrenome francês; existe tb a teoria q pode ser uma variação de Rafael, é uma possibilidade mais remota, mas não deixa de ser interessante e bonita. Oq vale é oq o nome nos transmite e Ravel só transmite coisas boas! Revel, assim como Ravel, é originário da palavra latina rebellis, por isso tb significa rebelde, como foi citado no texto. Ficamos felizes q tenha gostado do blog, volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo belo post Patricia.
    Tenho muito orgulho do meu nome e sim, meus pais tiveram inspiração em Maurice e no bolero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ravel! Você tem todos os motivos para se orgulhar, Ravel é um nome muito especial!

      Excluir
  8. Meu nome é Ravel e antes eu não gostava muinto mais agora gosto por ser único isso por um lado faz de min diferente muinto bom o post parabems💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ravel, seu nome é lindo e o fato de ser único é uma grande qualidade. Fico feliz que tenha gostado do post, obrigada!

      Excluir
  9. Meu filho se chama Ravel , tem uma personalidade forte e ao mesmo tempo sereno .

    ResponderExcluir
  10. Ravel é o nome do meu filho. Coloquei por causa de uma dupla gospel (Raissa e Ravel) e depois que descobri o Bolero de Ravel. Lindo nome! Escolhi bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe colocou meu nome tbm por causa dessa dupla, só que ela colocou de (Ravel) pra (Rawel) haha achei legal. Só que Rawel é meu segundo nome, mas Rawel, é nome que as pessoas mais me conhece haha, e eu uso na esse nome pra tudo, até me esqueci do meu primeiro nome kkkk...

      Excluir
  11. Me chamo Ravel Paixão, tenho muito orgulho do meu nome, foi tambem inspirado no Bolero. Excelente post parabéns !

    ResponderExcluir
  12. Prazer, esse é meu nome...
    E eu curto muito.

    ResponderExcluir
  13. Prazer, meu nome! Rebelde ?! Talvez kkkkk

    ResponderExcluir