sábado, 25 de julho de 2015

Hermínia


Hermínia deriva de Herminius um nome romano de origem etrusca ou então trata-se da versão feminina do nome grego Hermes, retratado na Mitologia Grego como o mensageiro dos deuses. Está associado à rapidez e à boa sorte, tornando-se, por isso, o padroeiro dos viajantes, escritores, atletas, mercadores, ladrões e oradores. Uff, que arrumo de gente para proteger!

Hermínia nunca foi um nome muito popular em Portugal, mas os seus registos mantiveram-se nuns estáveis 100 registos/ano durante cerca de 50 anos. A partir de meados da década de 60, esta tendência começou a dissipar-se, deparando-nos atualmente com um cenário em que este nome já não é considerado para crianças pequenas. É comumente considerado pesado, datado e como tantas vezes se ouve dizer “nome de velhota”. Prova disso é um único registo de uma Hermínia em Portugal em 2014, sem ter certezas se os brasileiros o chegaram a considerar, sequer.

Este nome remete-me imediatamente para o fado, o que é um associação muito bonita, cultural e patriota. Deve-se simplesmente à existência da fadista Hermínia Silva ou, como carinhosamente a chamavam, Tia Hermínia. Ela que foi considerada um dos grandes vértices do Fado, cruzando-o com o cinema e eternizando uma versão de um dos meus fados favoritos: o Fado da Sina.

Inspirando-me na figura desta senhora, imagino qualquer Hermínia como uma menina/mulher cheia de energia e um espírito brincalhão e artístico! É um nome internacional, o que é uma vantagem nos dias de hoje. Pessoalmente não o utilizava, mas acho-o interessante e carismático!

Joana Recharte.

Qual é a vossa perceção deste nome?

9 comentários:

  1. Nossa, não sabia q Hermínia pode ser o feminino de Hermes, q interessante! No Brasil a conotação é a mesma de Portugal; de minha parte não é um nome q me cative, não me atrai.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim virou caricato a partir do momento que o comediante Paulo Gustavo faz uma peça, filme e livro com a personagem principal Hermínia.

    ResponderExcluir
  3. Gosto mas lembra-me a Hermione do Harry Potter, o que me tira logo o entusiasmo.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que era a versão feminina de Hermes. Vou pensar com carinho nesse nome agora. :)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto, não me cativa. É um dos poucos nomes que considero antiquado. Lembra-me a Hermonie do HP, o que só "estraga" mais o nome perante o meu olhar.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto, e raros são os nomes que começam por H que gosto.

    ResponderExcluir
  7. Adoro! É o nome da mãe do meu afilhado, uma mulher forte, batalhadora e extremamente doce <3

    ResponderExcluir
  8. Não há nome como o nosso... tenho muito orgulho nele e na sua herança pois pertenceu também à minha avó paterna que nunca conheci... Eu SOU uma Hermínia com H grande, Inesquecível ;)

    ResponderExcluir