segunda-feira, 6 de julho de 2015

Estêvão


Não poderia deixar de escrever acerca deste nome tremendo, o meu eleito para nome de rapaz, pelo qual sou simplesmente caída de amores. De aspecto robusto, venerável, senhorial e nobre, soa-me aos ouvidos quase como um pequeno milagre! Trata-se, para mim, sem dúvida, de um amor à primeira escuta... Ademais, como se não bastasse, todo o contexto que o envolve, bem como as comoventes histórias de personalidades que o portaram, conferem ao belo nome uma conotação e aura mais do que especiais...

Estêvão é a variante em língua portuguesa do grego Στεφανος (Stephanos), cujo significado é "coroa", símbolo do triunfo na era pré-cristã e posteriormente associada à coroa do martírio daquele que teria sido o primeiro a sofrer por Cristo, por testemunhar a sua fé, durante a Igreja Primitiva – por isto, Santo Estêvão, protomártir, assim tornado entre os anos 31 e 36. 

Sabido e consabido como o primeiro mártir da era cristã, tem a sua história contada nos Atos dos Apóstolos, capítulos VI e VII, da Bíblia. Teria sido o primeiro escolhido pelos 12 apóstolos seguidores de Jesus para o exercício do diaconato, o serviço da caridade, assim como se empenhou fortemente – segundo uma mensagem mais radical e rompendo com sectarismos, valores religiosos e institucionais vigentes – na difusão dos ensinamentos do Cristo. Simples e dadivoso, tido por benfeitor dos humildes, Estêvão, ainda nas palavras das Sagradas Escrituras, "operava prodígios e grandes sinais entre o povo". 

Conta-se que, tendo feito inimigos empedernidos e perseguidores, incapazes de fazer frente à sua grandeza de Espírito e sabedoria, acabou, sob o jugo das mais variadas acusações, por ser condenado à pena capital de apedrejamento, determinada por autoridades judaicas e pelo povo amotinado e insuflado por um ódio bestial e injusto. 

Santo Agostinho qualifica este ícone de convicção, resistência e heroico amor ao próximo – que leva Estêvão até mesmo a orar pelos próprios algozes – como "forte coluna de Deus", que, "quando mantido entre as mãos dos lapidadores como se estivesse entre tenazes, consolidava-se ainda mais, ardendo de fé", "ferido e arremessado, acorrentado e oprimido, morto mas não vencido". 

Tipicamente medieval, este prenome, já antes presumivelmente comum entre os gregos da Antiguidade, sem dúvida passa por um fenômeno ou processo de popularização por toda a cristandade, a partir da inspiração na vida do Santo, celebrado no dia 26 de dezembro e precursor em seu sacrifício ao modelo e guia dos cristãos e, portanto, "o primeiro a nascer no Céu". Daí resulta o canto: "Ontem Cristo nasceu na Terra, para que hoje Estêvão nascesse no Céu".

Sabe-se que Estêvão foi não só um nome bastante utilizado entre o papado e presente em certas casas reais europeias – titularizado por 10 papas (ou 9 deles, assim oficialmente considerados pela Igreja) e monarcas da Inglaterra, Sérvia, Hungria e Polônia –, mas também portado por várias notáveis personalidades do passado e do presente, reconhecidas em âmbito mundial: Estêvão de Gaza (século V/VI), gramático bizantino; Estêvão de Bizâncio (século VI), lexicógrafo grego; Estêvão de Alexandria, filósofo, professor e astrônomo bizantino (século VII); Santo Estêvão (Papa Estêvão I), 23º papa, perseguido obstinadamente por Valeriano e Galiano e morto por decapitação; Santo Estêvão de Perm (1340-1396), missionário russo e criador do alfabeto Komi; o reverendo Stephen Hislop (1817-1863), missionário escocês na Índia; Sir Stephen Cave, autor e filósofo britânico; Stephen A. Hayner, presidente estadunidense do Seminário Teológico de Colúmbia; o físico inglês Stephen Hawking, dentre muitos outros. 

No que diz respeito à sua popularidade no Brasil, Estêvão parece-me suficientemente invulgar e quase uma lufada de ar fresco para os tempos que correm, ao mesmo tempo em que se trata de um nome simples, muito antigo e tradicional ou perfeitamente conhecido. E, por isto, diria, até relativamente fácil de ser apreciado ou, ao menos, bem entranhado pela generalidade das pessoas. Verifica-se que, nos cartórios do estado mais populoso da federação, São Paulo, a forma – ainda que ortograficamente equivocada – "Estevão" ocupou, em 2014, a 161ª posição, segundo os dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo. 

Em Portugal, contou com um único registro em 2011 (ao passo que se verificaram 4 registros para o nome grafado sem o acento circunflexo); 10, em 2012 (e 3 para a grafia não acentuada); 12, em 2013 (e 6 para o nome na ausência do circunflexo); 13, em 2014 (e 3 para a mencionada forma, em desconformidade com a gramática normativa da língua). O mais provável é que a novela portuguesa Rosa Fogo, transmitida pela SIC entre 2011 e 2012 e que trouxe o protagonista interpretado pelo ator Ângelo Rodrigues, tenha muito contribuído para o crescente interesse. 

Alguns críticos poderão argumentar, como se de um atributo negativo se tratasse, no sentido de que Estêvão seria o tipicamente chamado "nome de velho". Contudo, primeiramente, não me parece sequer que tal nome esteja saturado entre as pessoas de idade avançada que vivem os tempos atuais. E, ora, um "nome de velho" (adoro-os!) pode nada mais ser do que um nome de uso de longa data! Nome este que, justamente pela sua antiguidade, emana história, força e tradição... Como uma boa e velha árvore, de forte solo e profundas raízes. Parece-me, certamente, o caso de Estêvão

Querido, terno, enérgico, cheio de personalidade e mesmo principesco em um pequeno menino, cresce muito bem em um respeitável e resoluto senhor! Daí também se me afigurar um nome imbuído de credibilidade, como um bom cartão de visitas, para o seu portador em quaisquer fases da vida. 

Em que pese eventual dificuldade na articulação de seu som nasal por falantes fora da lusofonia, é possível que Estêvão seja identificável internacionalmente com alguma facilidade, haja vista a alta ou considerável popularidade de algumas de suas variantes em seus respectivos países de origem. 

São muitas as variações possíveis ao nome pelo mundo afora; citemo-las algumas, sem exclusão de várias outras:
Stephen, Steven (inglês e neerlandês); Ste, Steph, Steve, Stevie (formas diminutivas, em inglês); Esteban, Estavan (espanhol); Estebe, Eztebe (basco); Estevo (galego); Stefano (italiano); Stephanos (grego antigo); Stepan (armênio e russo); Étienne, Stéphane (francês); Estienne (francês medieval); Stefan (romeno, neerlandês, servo, dinamarquês, sueco e alemão), Stephan (alemão e neerlandês); Štefan (eslovaco); Steffan (galês e dinamarquês); Szczepan (polonês); Fane (romeno); Stevan, Stevo, Stjepan (servo); Steffen (dinamarquês e neerlandês); Stef, Stefanus (neerlandês); Tipene (maori) etc. 

Destaque-se que é também uma variante portuguesa a forma Estéfano, ao meu ver interessante, mas muito menos apelativa e desprovida da integralidade da beleza, graça e força impetuosa e sóbria de Estêvão.

Aos meus olhos (e ouvidos) suspeitos, trata-se, portanto, de um nome perfeito: Es-tê-vão! Circunspecto, vigoroso e ilustre. Repito-o, mentalmente e em bom tom, tantas vezes, em puro deleite! Sonoramente intenso e, pela carga de sua história, inspirador em vários aspectos no que se pode desejar a um filho – ou pessoa a quem se nomeia –, a escolha não me parece que poderia ser mais adequada para parte da construção da moldura de uma identidade e vida felizes! Recomendo-o vivamente!

Ana Carolina Gomide Guimarães.

E vocês? Que conceito fazem de Estêvão? Usá-lo-iam? Podem compreender esta devoção?

51 comentários:

  1. Eu simplesmemte amei o texto sobre Estêvão. Amo esse nome e com certeza usaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! :- ) Quem sabe algum dia não tenhamos as duas os nossos respectivos Estêvãos, possivelmente com os seus diferentes compostos?

      Excluir
    2. Espero que aconteça sim :)

      Excluir
    3. Lendo o texto em 2021. Amei, meu filho se chama Estêvão. Ele tem 6 anos. Vou guardar o texto e ler para ele.

      Excluir
  2. Compreendo essa devoção, também sou apaixonada por Estêvão 💜 Apesar de nao ser popular no Brasil a primeira vez que vi este nome foi no romance brasileiro A Casa das Sete Mulheres e fiquei encantada... Também sinto isso, como se fosse um nome de caracter nobre, com presença e romantismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estêvão facilmente desperta paixões e as melhores impressões entre as pessoas de gosto minimamente apurado (e modestas)... = D ;- ) Não acompanhei esta série, desconheço o personagem...

      Excluir
  3. acho estêvão uma escolha belíssima, incomum e forte. amoooo. não está nos meus preferidos, mas é perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Quanto amor nestas palavras Ana Carolina :) Vê-se perfeitamente o carinho que nutre por este nome e acho se alguém tiver intenção de demovê-la perde logo a coragem depois de um discurso tão apaixonado! Gosto de Estêvão, parece-me sim um nome impetuoso, mas não faz parte dos meus predilectos! Mas reconheço a qualidade da escolha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho, Joana... <3 Fico feliz que tenha captado tão precisamente bem o sentimento... A paixão é antiga e única, não saberia fazer outra escolha...

      Excluir
  5. Antes de mais nada, parabéns pelo texto Ana Carolina, adorei a riqueza de detalhes. Apesar de considerar Estêvão um bom nome, ele não me cativa, o final "ão" me incomoda um pouco, acho q embrutece os nomes. Já de Stefano e até Estéfano, gosto bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Patrícia... Não o considero "embrutecido", nem mesmo pela terminação... Mas é precisamente este "vigor" ou "peso", que, para mim, elenca o panorama das qualidades de Estêvão...

      Excluir
    2. Tem também a, muito usada, "variante" ESTEVAM. Onde não há o acento nem o til.

      Excluir
  6. Estêvão é muito lindo, másculo, especial!
    mas ultimamente ando preferindo Esteban

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de Esteban também (e muito pouco das demais variantes)... Já gostei bem mais de Stefano. Mas a variante portuguesa, para mim, é, de longe, a mais bela...

      Excluir
  7. Estêvão é um bom nome, lindíssimo, com uma sonoridade maravilhosa, não é muito usado e na minha opinião nunca será. Reconheço as suas qualidades, gosto bastante do nome, mas de longe não é dos meus favoritos.
    Prefiro a versão Stefan que adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus a ouça acerca da popularidade de Estêvão... = D

      Excluir
  8. Texto maravilhoso Ana Carolina :) Adorei

    ResponderExcluir
  9. Não gosto do nome, mas adorei o texto :)

    ResponderExcluir
  10. Mais um dos meus queridinhos!! Excelente texto :*

    ResponderExcluir
  11. Com a ajuda do seu blog na procura de nome para o meu 2 filho, nasceu o Estêvão em dez 2015 a juntar-se ao Vicente. Muito obrigada. Adoro o nome mas fui alvo de muitas críticas.

    ResponderExcluir
  12. Com a ajuda do seu blog na procura de nome para o meu 2 filho, nasceu o Estêvão em dez 2015 a juntar-se ao Vicente. Muito obrigada. Adoro o nome mas fui alvo de muitas críticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo Estêvão:) e adorei o par Vicente e Estêvão. Parabéns e felicidades! :)

      Excluir
  13. Olá, Susana! Obrigada pela sua partilha... Fico lisonjeada por ter inspirado a sua escolha desta forma! Parabéns pelo seu filho. O par, de fato, ficou bem bonito!
    Que tipo de comentários fazem a respeito do nome? Penso que qualquer escolha que fuja minimamente do ordinário, do dia-a-dia, sem que seja propriamente "estranha", vá provocar reações menos positivas...

    ResponderExcluir
  14. Partilho tanto a paixão por este nome que tenho o meu Estêvão desde 2013! :) E agr uma dificuldade imensa para escolher um nome para o mano/mana à altura! Estou tão habituada k torçam o nariz ao nome k este texto deixou-me surpreendida e babada!ainda bem k pcos gostam assim pode ser k n se banalize! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sini, eu acho que tem um nome de menina que coombina muito com Estevão, é Esther.

      Excluir
  15. Partilho tanto a paixão por este nome que tenho o meu Estêvão desde 2013! :) E agr uma dificuldade imensa para escolher um nome para o mano/mana à altura! Estou tão habituada k torçam o nariz ao nome k este texto deixou-me surpreendida e babada!ainda bem k pcos gostam assim pode ser k n se banalize! ;)

    ResponderExcluir
  16. Gente tem algum nome que combina e não fica estranho?

    ResponderExcluir
  17. Gente tem algum nome que combina e não fica estranho?

    ResponderExcluir
  18. Eu sou doida para ser mãe de um menino! Amo nomes terminados em "ão". Estêvão está na minha lista de nomes preferidos!
    O texto está divino!

    ResponderExcluir
  19. Meu filho de 12 anos se chama Estêvão. Imaginem um menino meigo, com muita sensibilidade, espiritual e ao mesmo tempo de personalidade muito forte. Amei Estêvão!

    ResponderExcluir
  20. Meu filho se chama Estevão. Eu e meu esposo já tínhamos no coração esse nome para nosso filho desde quando namorávamos. Estevão é inteligente que chega a nos surpreender, e carinhoso.

    ResponderExcluir
  21. Amei o texto❤️ Descreve bem o peso da história de Estevão o primeiro mártir da Bíblia 😍🥰 Eu coloquei este nome no meu filho e ele se encaixa perfeitamente, meu pequeno príncipe Estevão 💙 Parabéns pelo texto 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Rosely e meu filho nasceu dia 25/09/2020

      Excluir
    2. Vou colocar este lindo nome no meu filhote!!! Mas a dúvida cruel é quanto a escrita ... Qual sua experiência?

      Excluir
  22. Que lindo o texto... Não lembro quando foi que ouvi o nome Estêvão pela primeira vez,não sei se foi em um dos meus livros, se escutei alguém falar... Mas desde que vi este nome, me apaixonei completamente. Muitos tempos depois engravidei,e imagina? Deus me presenteou com Menino, e claro, ele se Chama Estêvão! Meu lindo Estêvão Gael 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E leio esse texto com meu Estêvão nos braços. Estêvão está com 28 lindos dias de nascido!💙

      Excluir
  23. AMO Estêvão! Gostaria muito de poder usá-lo. Mas o fato de conter esses elementos que, até onde sei, só existem na nossa língua (^ e ~) contribui para eu desistir de usá-lo, pois procuro nomes internacionais. E depois que conheci um italiano (mesmo sendo namoro, fazemos planos de casar e ter filhos no futuro), então Estêvão fica inviável, infelizmente, já que ele não consegue nem mesmo pronunciar palavras simples com til como "leão" e "limão". Imagine o nome Estêvão em um menino italiano (depois de casados, temos planos de viver na Itália). Também é uma pena que eu não goste de Stefano (variante italiana), pois me lembra Stefany, que eu não gosto nada (que me desculpem as Stefanys). Não gosto de nenhuma outra variante que não seja Estêvão. =/

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Amo esse nome, será o do meu filho que nascerá no próximo mês. Meu marido que escolheu esse nome desde que casamos, em 2008. É um nome forte, nobre e bíblico.

    ResponderExcluir
  26. Tenho um menino lindo com o nome Estevão. Escolhi devido à um livro chamado Paulo e Estêvão, que é um romance belíssimo do Chico Xavier. Sou apaixonada por esse nome. Acho forte e não muito comum aqui no Brasil. Por isso, o escolhi

    ResponderExcluir