quinta-feira, 4 de junho de 2015

Lurian


O nome que vos trago hoje é um nome que é bastante especial para mim: o meu nome favorito masculino. Digo masculino, mas não o é. Passo a explicar: a imagem que escolhi retrata um pouco a minha visão do nome. Nela, encontra-se uma senhora e um rapaz, mas é o rapaz quem tem destaque. É como Lurian, para mim: é usado nos dois sexos, porém, o que, para mim, se destaca mais é a sua utilização no masculino. Acho a sua utilização no feminino também agradável de ver porque, no fundo, gosto do nome em si, a sua sonoridade e a sua grafia.

Antes de Lurian se tornar o meu nome predileto para rapaz, o meu favorito era Uriel. Era o nome perfeito, tem significado, origem, história e tudo mais, até descobrir Lurian e Uriel deixar de ser aquele me enchia as medidas. Gosto de Lurian por ser internacional, ou seja, fácil de pronunciar noutras línguas e gosto dele independentemente de ser acentuado, como em Lúrian, ou não.

Se se perguntam se algum dia poderei ter um Lurian e um Uriel, a resposta é não, pois, algum dia passaria a chamar Luriel a um ou Urian a outro, e iria gerar a maior das confusões, mas admito que daria umas boas risadas. 

A sua origem? Não há nenhum documento oficial. Existe a hipótese de que o nome seja latim por ser uma variação brasileira derivada de Lauriano, e que o seu significado seja remetente a Lauro, que por sua vez significa vitória, louvor. Como Lauriano/Lauriana também é um nome com origem incerta, há a hipótese de, segundo o Behind The Name, ser a versão portuguesa de Lorraine.

De acordo com o Dicionário de Nomes Próprios, Lorraine significa aquela que pertence ao Reino de Lotário, habitante de Lorraine, por ter origem no francês antigo Lot-regne, do latim Lotharilregnun. Inicialmente, era utilizado apenas como sobrenome, sendo atualmente um nome popular, muito comum especialmente em países de língua materna francesa e inglesa.

Lorraine - que no início do século X passou a ser chamado de Lotaríngia ou Lorena - é classificado como de origem toponímica, ou seja, baseado a partir de uma localização geográfica. Isto porque Lorraine é o nome de uma província na região nordeste da França, que se destaca por ser a única localidade francesa a fazer fronteira com três países: Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.

Importa ainda referir que Lotário era o nome de um rei franco que era bisneto de Carlos Magno e que governava exatamente a zona francesa de nome Lorraine. Lotário é a versão portuguesa de Lothar, que deriva do nome germânico Chlodochar que significa exército famoso através dos elementos hlud (famoso) e hari (exército). Lurian, pela lógica desta imensa viagem onomástica significará aquele/a que pertence ao reino do exército famoso. Um significado que me transporta para tempos remotos e medievais, o que me atraí bastante.


Há quem diga que Lurian é um nome inventado, derivando de Luís e Miriam (?). Apesar de pronunciar Miriam e Lurian de maneiras diferentes, sei que no Brasil, o som final é o mesmo. Há esta tese porque este foi o nome dado à filha de Luís Lula da Silva, antigo presidente do Brasil, com a sua antiga companheira, Miriam. Mas não penso nele como um nome inventado, nem esta tese me atrai. Numa das minhas fontes, encontrei a informação de que este nome não é inventado e tenha o significado de rei das estrelas ou rainha da estrelas. Prefiro acreditar nesta versão, apesar de ser pouco credível ou fiável, é aquela que me agrada mais e irá ser aquela da qual me irei recordar quando um dia (espero) olhar para o sorriso cintilante de um filho meu.

De todas as pessoas que já vi com o nome Lurian online, 100% eram brasileiras. Encontrei 0 registos portugueses. Como é óbvio, este nome não conta na Lista de Nomes Permitidos em Portugal, e se alguém pedisse para fazer um estudo ao nome, tenho praticamente a certeza de que Portugal não iria admitir, apesar de na lista constar como aceite Alan, Brian, Dilan, Hérman, Ian e Ivan. Podia ser que Lurian passasse a aceite tendo em conta estes factos, porém, não é algo que me atormente muito, pois espero muito sinceramente não viver em Portugal quando tiver filhos, apesar de gostar tanto da minha cultura (não obrigatoriamente a nível de onomástica).

Apesar de pouco conhecido, ainda há algumas personalidades conhecidas q.b., com este nome como é o caso de:
  • Lurian Cordeiro Lula da Silva - filha do antigo presidente do Brasil, Lula da Silva;
  • Lúrian Cortez - bailarino e coreógrafo brasileiro; 

Eu gosto de nomes exclusivos, portanto, ainda bem que existem poucas pessoas ditas "famosas" com este nome. Talvez um dia, o meu. Gosto de Lurian também pelos diminutivos que posso criar: Lu e Luri Uri. São todos bastante agradáveis e suaves de se ouvir.

Acham que vos cativei acerca de Lurian?

34 comentários:

  1. Completamente, gosto! Prefiro para rapaz também :)
    E adorei a escolha da imagem, depois de explicares ficou ainda mais perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido este nome, apesar de ser unissexo soa-me mais masculino que feminino. As terminações -ian soam-me sempre um pouco estrangeiras (comparando com Portugal) e esta em específico parece-me sempre espanhola e no espanhol acho que fica linda.
    Lúrian é tão parecido com Julián (que adoro na lingua castelhana) que se tivesse que optar ira para Julián. Contudo a conjugação das letras parece-me super bonita. Ocorreu-me Lúria que me parece muito mais bonito que Núria :)

    ResponderExcluir
  3. Comeco a simpatizar com o nome... gostei muitissimo do texto. Eu nao gosto muito de nomes que gerem confusao quanto ao sexo, engracado que Lurian parece-me mesmo masculino.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que o nome não me faz perder de amores por ele, mas sem dúvida comecei a simpatizar muito mais depois de ter lido o teu texto! Só me resta dar força a esse teu desejo e esperar que seja concretizado ;) Acho que prefiro Lúrian a Uriel, mas como vi que "uri" é um som que provavelmente gostas muito fiquei a pensar se não gostarias também de Iúri, que é admitido (acho muito fofo também).

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã, mas vejo qualidades: a sonoridade e o fato de ser unissexo.

    ResponderExcluir
  6. Depois do post fiquei simpática à Lúrian,mas confesso q prefiro Uriel, gosto desse nome faz tempo, acho lindo!
    Lúrian até teria chance de se popularizar no Brasil como nome masculino, já q aqui nomes com essa terminação costumam fazer sucesso, como Luan, Cauan, Yan..

    ResponderExcluir
  7. Acho um nome que pode ser alternativa para Luan e Cauã. Eu vejo com mais potencial para ser um nome masculino, mas não estranharia uma menina com este nome.

    ResponderExcluir
  8. Oiii me chamo Lúrian e Sou menina, rs. Gosto muito do meu nome. é curto, forte e eu acho muito bonito também. Todo mundo estranha pq é um nome não muito conhecido mas eu acho lindo e sempre me dizem isso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uffa antes eu pesquisava e dava como inexistente, hje vejo q ta sendo bastante popular. Tbm me chamo lurian e sou menina rs

      Excluir
    2. "Bastante popular" espero que nunca, tenciono usá-lo ahah

      Excluir
    3. Concordo quando diz que acha o nome lindo, e ainda gosto mais dele pronunciado em inglês!

      Excluir
  9. Eu me chamo Lurian e não gosto pelo simples fato de soar masculino. Mas o texto me mostrou significados bem legais.

    ResponderExcluir
  10. o nome do meu filho e Lurian ele e muito lindo tem 9anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom gosto! Espero também ter um filhote com o mesmo nome! Parabéns pelo seu Lurian <3

      Excluir
  11. Me chamo Lurian e sempre gostei do meu nome. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, que legal encontrar este post! Meu nome é Lúrian Cássia e sou mulher. Sempre tive a tristeza de não saber o significado do meu nome, pois apenas do "Cássia" conseguia. Obrigada pela pesquisa, gostei muito dos dois possíveis significados. E apelidos femininos para Lúrian: Lu, Luli, Lula, Luri, Lulu, Lulinha, Lurinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lurian nome da minha filha ,chamou ela tbm de luri ,lulu ,luluzita
      Lurian significa lua que cintila
      Meu nome é Irian significa pedras que cintilan ou pedra
      preciosa

      Excluir
  13. Oi me chamo luryan
    Adoro meu nome é me acho um tanto exclusiva por ser umas das poucas com o mesmo
    Mas ele faz parte de minha personalidade forte

    ResponderExcluir
  14. Eu me chamo lurian e gosto do meu nome,só acho um pouco estranho

    ResponderExcluir
  15. Engraçado, me chamo LuriaM e sou menina e ja vi um currículo de uma guria chamada Luria, acho o nome + feminino ra

    ResponderExcluir
  16. Eu também sou Lúrian e acredito que meu nome me faz exclusiva (impressão minha ou quase sempre as pessoas que se chamam Lúrian tem nome composto? O meu é Lúrian Horrana)

    ResponderExcluir
  17. Que máximo esse post! Me chamo Luriam, sou mulher e amo meu nome!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, também me chamo Lurian. Me chamou atenção a grande quantidade de Lurian's dos comentários, uma vez que onde moro sou única rsrs... sou mulher, e muitas vezes e sinto constrangida pela reação de algumas pessoas com meu nome. Para piorar, meu sobrenome é Eduardo, sendo assim, muitos pensam que sou homem.

    ResponderExcluir
  19. Oie me chamo Lurian tbm, não gosto muito do meu nome mas me acho diferente assim como meu nome, sendo assim combina com a personalidade tbm bjos adorei a matéria.

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua explicação, tbm me chamo Lurian e amo meu nome por ser único e inesquecível, gosto tbm da parte em que antes de conhecer alguém as pessoas se surpreende quando vêem que sou mulher, já que na maioria das vezes pensam que é um homem. Mas em todo caso eu nunca me veria tendo outro nome.

    ResponderExcluir
  21. Meu filho chama-se Lurian, chama mto de Luri hehe combina mto com ele S2

    ResponderExcluir
  22. Meu Luryan é lindo também!! Meu menino..

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um Luryan(5 anos ) e um Uryel( 2 meses),amo meus guris !! Esse texto foi fundamental pra escolha do nome do caçula ,gostei pq combinou com o lury. Gosto de nomes diferentes.

    ResponderExcluir
  24. Me chamo Lurian Garbelotto e adoro essa combinação !! Bjs

    ResponderExcluir