sábado, 20 de junho de 2015

Lídia



No nono ano tive uma colega linda, simpática, divertida, todos a adoravam. E como ela não havia mais ninguém, em grande parte porque tinha um nome único, só dela: Lídia. Desde então associo sempre Lídia a uma pessoa linda, simpática, divertida e adorada por todos. Como ela. Admiro a sonoridade feminina e delicada do nome, que vendo bem não anda muito longe de Olívia.



Lídia é um nome grego e significa “proveniente da Lídia”. Lídia (ou Lydia) era uma região na costa ocidental da Ásia Menor e um importante reino neo-hitita que se tornou próspero na Idade do Ferro. 

No Novo Testamento, na Bíblia, é o nome de uma mulher convertida ao cristianismo por São Paulo.


Na literatura portuguesa, Lídia foi inspiração para poetas como Almeida Garrett, Filinto Elísio (cujo nome verdadeiro era Francisco Manuel do Nascimento), José Tolentino Mendonça, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner Andresen, e escritores como José Saramago. No entanto, é a Ricardo Reis, um dos heterónimos mais conhecidos de Fernando Pessoa, que mais associamos Lídia:

“Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas. 
(Enlacemos as mãos)

Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,
Vai para um mar muito longe, para ao pé do Fado, 
Mais longe que os deuses. (…)”

Talvez pela forte e inevitável ligação à poesia, vejo em Lídia um nome mágico, romântico e misterioso. É reconhecido internacionalmente, visto que a sua grafia é muito semelhante às dos outros países. O seu uso em Portugal é baixo, apenas 16 registos no ano passado, mas em Espanha, por exemplo, tem constado sempre do top 100, ainda que nas posições finais. Também é muito presente no Brasil, sua frequência é de 88.259 pessoas assim chamadas em todo o país. Foi mais popular durante as décadas de 1950 e 1960, especialmente na região sul, com maior destaque para o estado do Paraná (dados IBGE).

A meu ver é perfeitamente usável nos dias de hoje. Antigo, simples e bonito, comparo-o frequentemente a Lúcia e Luzia – o par Lídia & Luzia encanta-me. Para quem não se incomoda com popularidades distintas para os filhos, também gosto de imaginar irmãs Laura & Lídia ou Leonor & Lídia. Escusado será dizer que adorava conhecer uma pequena Lídia!

Maria Pilar Neto.

Também conhecem alguma Lídia como a descrita?

17 comentários:

  1. Foi um nome usado no Brasil nos anos 60/70 e, talvez por isso, tenha ficado um pouco datado por aqui. Não é um nome q me encanta, mas do composto Ana Lídia gosto bastante.

    ResponderExcluir
  2. Conheço uma muito querida que foi a responsável por achar que o nome podia ser (re)utilizável! Gosto muito, era capaz de usar.

    ResponderExcluir
  3. Sim, a minha avó 😊 é tudo isso e mais, é muito sensível e vaidosa hehe adoro Lídia. Para mim e um dos nomes mais românticos que há 😍

    ResponderExcluir
  4. É um dos nomes com 5 letras que eu mais gosto!
    Ponderaria usar como 2o nome

    ResponderExcluir
  5. Passei a gostar desse nome, não foi amor a primeira vista. Há uma personagem no meu livro favorito que se chama Lydia :)

    ResponderExcluir
  6. Olá. Sou Lídia, irmã de Laura de de Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho três filhas: Lídia de 10 anos, Laura de 7 anos e Amália de 5 anos!

      Excluir
  7. Sinceramente sou muito apaixonada pelo meu nome, acho ele lindo!!!Tenho uma irmã chamada Lívia e a outra que é Acácia.

    ResponderExcluir
  8. Olá...tive a oportunidade de dar o nome à minha neta...Ana seria com certeza...mas, e o segundo nome???
    Lúcia...ja tinha o meu, disse ao meu filho!!
    Lívia...muitos pensavam que era!!!
    Lídia...sim, meu coração vibrou!!!
    Ana Lídia minha menina♥♥♥

    ResponderExcluir
  9. O nome Elídia tem alguma relação com Lídia?

    ResponderExcluir
  10. Também gosto de Lídia, no entanto acho Lígia mais bonito.
    Uma pena que estejam esquecidos há alguns anos...

    ResponderExcluir
  11. Quando tiver uma filha chamar-se-á Ana Lídia e bem que tentei convencer o meu marido a Ana Luzia para hipótese de segunda filha, mas ele manda-me à fava... ;)

    ResponderExcluir
  12. Lydia, o nome daquela linda gótica do filme "Os Fantasmas se Divertem".❤

    ResponderExcluir
  13. Lindo nome...gosto muito do nome de uma moça Ana Lídia,assim como Ana Lúcia eu aprecio de mais,apenas Lídia sozinho exemplo de nomes pouco populares, simples,mas que são lindos, forte ao mesmo tempo,pena que o signficado não me agradou

    ResponderExcluir