sexta-feira, 12 de junho de 2015

Guadalupe


Sempre achei Guadalupe um nome misterioso, e por isso dá-me ainda mais gozo pesquisar sobre ele. Gosto da sonoridade divertida e diferente do que estamos habituados a ouvir num nome. Ainda assim, as sílabas finais “lupe” não nos são de todo estranhas, já que são tão parecidas com um dos apelidos mais usados em Portugal: Lopes. Tal como Lopes, Guadalupe também está relacionado com “lobo”. Deriva do árabe wadi-al-ub e significa “rio das pedras pretas”, “rio do lobo” (Guada – água e Lupe – lobo) e ainda “rio do amor”. Achei o primeiro significado lindo! 

Descobri também que Guadalupe é o nome da Nossa Senhora de Guadalupe (em espanhol Nuestra Señora de Guadalupe), padroeira do México e “Imperatriz da América”, adorada pela Igreja Católica. É representada por um ícone da Virgem Maria

Não sendo dos nomes mais internacionais, é usado com relativa frequência nos Estados Unidos, o que facilita o seu reconhecimento e compreensão noutros países. Em Portugal os registos andam à volta de 5 por ano. 

Costumo comparar Guadalupe a Penélope, tendo em conta que ambos são raros, compridos, com o mesmo estilo, mesma terminação e me remetem os dois para Espanha. No entanto, considero Guadalupe mais bonito e elegante, o que me faz preferi-lo. 

Adoro Guadalupe e usá-lo-ia sem problemas, ainda por cima os diminutivos Lupe e Lupita são super cativantes!


Maria Pilar Monteiro.


10 comentários:

  1. Eu gosto muito. Associo sempre a América do Sul, aos países de língua espanhola. E acho que é um nome excelente para compostos.

    ResponderExcluir
  2. Tenho gostado cada vez mais

    ResponderExcluir
  3. Não tenho especial apreço pelo nome, mas não o considero mau. Seria interessante conhecer uma pequenita com esse nome :)

    ResponderExcluir
  4. Não é muito do meu agrado mas o apelido Lupita é fofo!!

    ResponderExcluir
  5. ainda não descobri se gosto ou odeio, ahah

    ResponderExcluir
  6. eu amo.
    mas tenho notado uma certa duplicidade deste blog com o dos nomes portugueses, mas ele é mais antigo.

    ResponderExcluir
  7. Sugiro substituir "adorada pela Igreja Católica" por "venerada pela Igreja Católica".

    ResponderExcluir
  8. A minha filha chamará Marilia Guadalupe

    ResponderExcluir