sábado, 6 de junho de 2015

Eunice



Do grego euníke, que significa boa (eu) vitória (nike), Eunice chegou até aos nossos dias de forma discreta, nunca tendo sido um nome popular entre os portugueses e os brasileiros.



Eunice é, para mim, um nome absolutamente doce, diferente do tipo de nomes que estamos habituados a ouvir no dia-a-dia (talvez pela sua terminação em –ice), mas suficientemente reconhecido para que ninguém o estranhe demasiado. Este é o grande ponto forte de Eunice. Muito mais suave que Eugénia e muito menos efusivo que Eurica, imagino-o a ser atribuído a uma menina muito meiga e carinhosa. Estaremos preparados para o regresso de Eunice às listinhas das futuras-mamãs? Acho absolutamente querido o pensamento de ver nas nossas creches uma pequena Eunice.

Em Portugal, o nome praticamente não teve grande expressão no abrir do século passado e anos anteriores, ainda que durante a década de 60 se começasse a sentir algum interesse. De facto, é na década de 70 que Eunice começa a ganhar expressão no nosso panorama nacional,a tingindo 117 registos no ano de 1976. Foi um brilho esporádico. As Eunice parece que não tiveram muito tempo de ribalta e logo no início da década de 80 se notou um declínio acentuado.

Num cenário bem mais recente, em 2013, foram apenas registas 7 meninas como Eunice e os compostos Elisama Eunice, Eunice Alexandra, Eunice Helena, Eunice Isabel, Laura Eunice e Maria Eunice. No ano seguinte, registaram-se 9 e os compostos Elizabeth Eunice, Eunice Margarida, Eunice Sofia e Maria Eunice. Por fim, sabe-se que em 2015 foram registadas 13 meninas, desconhecendo-se por enquanto quais os compostos utilizados. Esta evolução no número de registos, embora não seja significativa, dá-me a esperança de que Eunice seja cada vez mais apreciado pelos portugueses à medida que os anos avancem! Por sua vez, no Brasil, o nome continua também sem grandes fãs, sendo que em 2015 no Estado de São Paulo nasceram apenas 4 meninas com este nome.

Trata-se um nome bastante antigo, sendo na tradição cristã associado à mãe de São Timóteo, no Novo Testamento. Paralelamente, na Antiga Grécia existem várias menções a diferentes pessoas denominadas de Eunice, sendo a mais afamada delas uma Nereida, uma ninfa do mar. As Nereidas eram figuras mitológicas marinhas que acompanhavam constantemente Poseidon, o Deus dos Oceanos, em busca de marinheiros aflitos, tendo como principal objetivo ajudá-los a ultrapassar as mais temerosas tempestades. Eunice ganha, então, este traço de ajuda ao próximo pela condição natural à qual estaria associada.

De entre algumas personalidades que carregam consigo este nome, destaca-se Eunice Olson, ex-Miss Universo Singapura 2000, Eunice Gayson, atriz britância que foi a primeira Bond Girl, Eunice Kennedy Shriver, irmão do Presidente Norte-Americano JFK, Eunice Kathleen Waymon, verdadeiro nome da ilustre cantora de jazz Nina Simone e, a nossa tão querida, Eunice Muñoz, grande atriz portuguesa.

Joana Recharte.

E vocês? Acham viável o regresso de Eunice?

Fontes consultadas:
Behind the Name, NameBerry, SPIE, IRN, ARPEN/SP, Nomes e Mais Nomes.

15 comentários:

  1. Não acho que a terminação -ice seja diferente ou estranha - estamos já habituados a Alice.
    Gosto mas não acho suficientemente bom para (eu) usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava a reler o texto e estava a pensar exatamente o mesmo. Realmente Alice é bastante comum, tens razão :)

      Excluir
  2. Tenho problema com o início em EU, acho que não seria capaz de usar. Mas vejo como um bom nome.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto ...e bastante clássico e chique ;)

    ResponderExcluir
  4. Já esteve na minha lista, hoje em dia, outro nomes sobrepõem-se a esse :) Mas continuo a gostar.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Também gosto muito de Eugénia :)

      Excluir
    2. Está fora de moda no Brasil mesmo. Mas, não sabia que era considerado deselegante. Tenho carinho pelo nome, que foi de uma tia muito amada. Eugênia, é uma paixão minha. Tenho medo de colocar e minha filha não gostar, pois está fora de moda.

      Excluir
  6. Gosto de Eunice, fui amiga de uma Eunice e é definitivamente mais leve que Eugénia. Eu usaria sem nenhum problema :)

    ResponderExcluir
  7. Eunice podia então ser uma alternativa a Alice ;)

    ResponderExcluir
  8. o nome mais lindo e chique, leve e suave e muito clássico.

    ResponderExcluir
  9. Eu me chamo Eunice antes de conhecer a beleza no significado com riqueza quato à sonoridade e etmologia cada dia gosto mais e me identifico, minha mãe ñ poderia ter feito escolha melhor .

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto do meu nome: Eunice, mas reconheço que não é muito comum. Todas as Eunice que eu conheço são mais velhas que eu. Tenho tia é prima com o meu nome 😊
    Parabéns a todas as Eunice por nosso nome não ser popular, mas clássico! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir