segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ari & Ary




Ari /Ary, o leão. Eis o significado deste nome tão bonito em hebraico. 

O leão tem sido utilizado ao longo dos séculos e por todas as civilizações como símbolo do poder, da juventude, da segurança, da proteção e da justiça. E gosto muito desta ideia de Ari /Ary: um rapaz ponderado e reivindicativo, seguro mas ousado, poderoso e justo. É um misto de virtudes com caraterísticas mais ligadas à soberania. Aparentemente, a sonoridade do nome (Árí, leio acentuando ambas as vogais), distancia-se deste significado tão forte, sendo na minha perspetiva um nome muito suave, harmonioso e até delicado. Acredito que seja um nome facilmente reconhecido em qualquer parte do mundo, sem que existam constrangimentos na forma como se o pronuncia.

Imediatamente, ligo-o à poesia pela figura do poeta português José Carlos Ary dos Santos. Neste caso, Ary era sobrenome, mas a etimologia é a mesma. De acordo com a lista portuguesa de nomes próprios admitidos em Portugal é possível registar Ari ou Ary, deixando um pouco ao gosto pessoal de cada família. As únicas diferenças entre um e outro (além do uso da consoante, claro) é que Ary parece ser uma versão portuguesa mais arcaica do nome e aí, quem tem mais tendência a gostar de nomes mais antigos e que, inclusive, remontem à Era Medieval, pode achar Ary uma versão mais interessante.

Olhando para os registos de Ari ao longo do século XX, disponíveis nas Bases de Dados do SPIE, rapidamente se constata que este foi um nome muito raro entre os portugueses, tendo sido registado um total de 80 vezes num período de 60 anos. Existiram, de facto, anos em Ari não foi registado em Portugal, tendo atingido o seu máximo em 1976 com 7 registos num mesmo ano. Já a versão Ary é ainda mais rara, contando com 8 registos, distribuídos equitativamente por 4 anos (1931, 1939, 1971 e 1979)

Nos tempos mais recentes, em Portugal, este nome tem tido um destino mais risonho, sendo que em 2013, foi registado um pequeno Ari e 9 meninos na grafia Ary, não tendo sido utilizado, nesse ano nenhum composto com este nome! No ano seguinte, foram registados 11 meninos com o nome Ari e 10 Ary, juntamente com alguns compostos que serão citados abaixo. Em 2015, registaram-se 7 Ari's e, novamente, 10 Ary. Não dispomos de informações referentes aos compostos deste ano.

Compostos com Ari Ary, utilizados em Portugal no ano de 2014:
Ari Cristiano
Ari Henrique
Ary Mateus
Ari Miguel
Ari Júnior
David Ari
Duarte Ary
Gabriel Ari
Ianis Ary
Tiago Ari

Através destes valores, rapidamente se constata que o nome não é muito popular, mas vai mantendo-se presente e discreto na nossa população. No Brasil também não é comum, o que o eleva à categoria de “tesourinho discreto”, como carinhosamente gosto de chamar. Já na Islândia, a afeição por este nome parece ser muita, tendo estado Ari entre os 20 nomes mais usados em 2010, encontrando-se na 47ª posição do ranking islandês em 2013.

Se considerarmos Ari / Ary como um nome oriundo dos países escandinavos, pode-se assumir que o seu significado remete para águia ou, se considerarmos que advém do arménio, podemos associá-lo com bravo. De qualquer das maneiras, o ingrediente fundamental está sempre de mãos dadas com Ari / Ary: a coragem.

Joana Recharte.
Gostam
de Ari / Ary?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, NameBerry, SPIE, Diário de Notícias, IRN, ARPEN/SP

12 comentários:

  1. Não gosto, parece sempre q está faltando algo, acho meio incompleto. Já acrescentando "el" vira Ariel e esse acho lindo!

    ResponderExcluir
  2. Gosto da sonoridade e do significado. O meu gosto por Ari ou Ary tem vindo a crescer. Para já não tenciono usá-lo, mas talvez mude de opinião.
    Gosto muito :)

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito, acho o imcompleto. Dos dois prefiro Ari

    ResponderExcluir
  4. Acho fofo mas demasiado curto.
    Prefiro a versão Ari.

    ResponderExcluir
  5. Gosto dos 2, mas prefiro com i .
    Digo Ári, tónica no A*

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã, mas acho a sonoridade legal.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O meu filho chama-se Ari, mas tenho andado a pesquisar porque surge muito a dúvida: afinal, a tónica é no "A" ou no "I"? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Ariane mas para os próximos sou Ari. Prefiro com a sonoridade Ári, acho mais sofisticado e feminino já que aqui no Brasil Arí é mais utilizado como nome masculino. Sinceramente acho lindo !!! Não apenas por ser o meu nome mas por tudo que ele representa para mim e seus significados.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Ary amo de mais e meu signo é de leão sou de julho,intao me descrevo muito bem com o meu nome Ary

    ResponderExcluir
  11. Quem deu esse nome de Ari a mim foi minha avó, e pouco antes dela falecer eu a perguntei o porque havia me dado esse nome, e ela apenas me disse que um dia eu iria entender o significado deste nome tão importante.

    ResponderExcluir