sexta-feira, 12 de junho de 2015

Alexandre



Alexandre, para mim, será sempre um sonho de nome! Mostra-me força e valentia! E, para além disso, acho que fica perfeito, tanto em bebés, como em adultos.

A versão dos "nuestro hermanos" é, sem dúvida, a que gosto mais, Alejandro! Este nome significa "protetor do homem", ou "defensor da humanidade". 
Alexandre tem origem a partir do nome grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem" e “o que protege os homens, defensor da humanidade”. 

Ao nível de popularidade, em Portugal, nasceram 301 meninos chamados Alexandre o que o coloca em 38º lugar a nível nacional. No Brasil, este nome encontra-se em 68º lugar no ranking, segundo o site Baby Center.

Na mitologia grega,  Alexandre também era utilizado para designar Páris, conhecido por ter derrotado Aquiles com uma flecha no seu calcanhar, na Guerra de Tróia. Na Bíblia o nome Alexandre aparece cinco vezes, todas elas no Novo Testamento, porém as informações sobre essas pessoas são escassas, pois são apenas citadas.

Carla Jesus.

E vocês, o que acham de Alexandre?

13 comentários:

  1. Antes não gostava nada, mas hoje gosto! Acho-o forte :)

    ResponderExcluir
  2. Um clássico, bonito, forte, sonoro, gosto bastante.

    ResponderExcluir
  3. É um nome forte, clássico e muito sonoro ... até gosto mas não adoro e também não o usaria ;)

    ResponderExcluir
  4. O clássico dos clássicos 😊 simpatizo...

    ResponderExcluir
  5. Era o meu nome preferido quando era criança. É o meu segundo nome. Hoje em dia já não gosto muito. Adoro o diminutivo Alex.

    ResponderExcluir
  6. Dentre todos os nome masculino "o mais clássico e internacional" não há! aquele que veio pra ficar, que não deixa dúvidas e sozinho se basta! não precisa de apelido e diminutivo seria um crime. Mesmo sua popularidade não tira seu brilho. Simplesmente Alexandre!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito tanto de Alexandre como de Alexandra! A versão espanhola tbm simpatizo, Alejando, sobretudo por causa do filme do Zorro com o António Banderas. O que mais me impacta no nome é o significado! E que significado! Eu amo!

    ResponderExcluir
  8. Alexandra foi o nome que minha mãe escolheu para mim, mas meu pai registrou outro nome. Convivo com meu nome. O meu e único filho é o Alexandre. Adoro esse nome. Quando ele (meu filho) pergunta qual nome de menina que mais gosto, claro que é Alexandra. Brincando ele diz que será o nome da minha neta. Mas, hoje, Alexandre está com apenas 13 anos de idade. kkkk Mas eu adoro esse nome sim.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho primogênito se chama Alejandro vai fazer 13 anos!

    ResponderExcluir