domingo, 31 de maio de 2015

Luzia


Este nome é para todos aqueles que procuram incansavelmente um nome com um significado muito especial. Dificilmente encontrarão um nome tão inspirador e simpático quanto Luzia. A (vossa) pequena luz, a luminosa, a que irradia luz.



Se Lúcia não vos apraz e Luz é demasiado literal, acho que Luzia é a escolha ideal para uma menina nascida nos nossos dias. É um nome de origem latina, que sustenta a mesma estirpe e o mesmo significado que Lúcia, ou seja, luz. Pressupõe-se que tenha evoluído a partir da forma italiana ou espanhola de pronunciar Lúcia, o que, para mim, torna o nome muito mais interessante e delicado devido a uma tónica menor no “u”. Aproveitando a deixa, passo a informação que Lucía (grafia espanhola) tem sido constantemente desde 2003 até ao presente, o “queridinho” de Espanha.

Quando falamos de Luzia é imprescindível a referência a uma das Santas mais veneradas nos primórdios do Cristianismo e nos tempos medievais. Ela que é a protetora dos cegos e a padroeira de várias freguesias de Portugal e do Brasil. A título de curiosidade, em Cabo Verde, uma ex-colónia portuguesa, existe a Ilha de Santa Luzia. Destaca-se, ainda, a existência do Santuário de Santa Luzia na sumptuosa cidade de Viana do Castelo, inspiração para a conhecida canção dos Diabo na Cruz: Luzia (que me fez gostar ainda mais do nome!). E quem nunca ouviu o Jorge Cruz a cantar “Vem comigo Luzia é o nosso tempo que nos chama”, não sabe o que está a perder!

Ao longo dos anos este nome foi estando presente no nosso povo lusitano. E não apenas pela devoção à santa. De acordo com os dados do SPIE, Luzia foi um nome consistentemente utilizado, tendo atingido o seu auge de registos no ano de 1934 (107 meninas nascidas com este nome)! Hoje em dia, se Luzia obtivesse assim tantos registos, estaria a par de nome como Isís, Noa, Sebastião ou Frederico! No entanto, isto não se verifica, sendo que em 2013 teve apenas 6 registos como primeiro nome e foi registado nos compostos: Eline Luzia, Lana Luzia, Lara Luzia, Miriam Luzia, Rita Luzia e Sara Luzia.

Já em 2014, Luzia foi alvo de 9 registos como primeiro nome, verificando-se os seguintes compostos, também: Ana Luzia, Iara Luzia, Isaura Luzia, Luzia Beatriz, Luzia Luísa, Luzia Sofia, Mara Luzia, Mélanie Luzia e Santiago Luzia (um menino, é verdade!). Mas nesse mesmo ano existe um acontecimento marcante que deve ser marcado também aqui nesta publicação!

Para aqueles que não estão cientes deste facto, Portugal tem uma segunda língua oficial – o mirandês – falada na zona de Miranda do Douro. Desde o seu reconhecimento como segunda língua oficial portuguesa (há cerca de 15 anos atrás), nunca havia sido registado nenhum nome próprio derivado do Mirandês até Setembro de 2014, altura em que nasceu a pequena Lhuzie, o equivalente (já sabem) a Luzia. Relativamente a dados mais recentes, sabe-se que em 2015 foram registas 8 meninas com este nome, não se conhecendo até à data quaisquer compostos.

No Brasil, no mesmo ano, foram registadas 16 meninas assim chamadas no Estado de São Paulo. Sua frequência é muito alta, pois de acordo com dados do IBGE estima-se que existam por volta de 260 mil Luzias em todo o país, tendo o nome atingido seu auge de uso durante as décadas de 1950 e 1960. No que concerne à realidade brasileira, é de fazer notar que Luísa é comummente grafado como Luiza, o que sonora e graficamente o aproxima muito de Luzia, podendo gerar confusão.

Luzia é um nome realmente bonito e tipicamente português. Insere-se muito facilmente na minha lista de favoritos tanto pela sonoridade, como pelo significado e pela usabilidade. Acredito que poderá ser utilizado de forma muito equilibrada em compostos que o conjugem com outros nomes com vibrações clássicas ou muito modernas.

Eu aprovo Luzia. E vocês?

Joana Recharte.

Fontes Consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, ARPEN/SP

16 comentários:

  1. Era o nome de uma das minhas bisavós, por isso é-me muito querido. Também aprovo. Ia jurar que essa santa era Lúcia, e não Luzia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior parte das referências referem que Santa Luzia e Santa Lúcia são a mesma pessoa, se bem que a denominação mais comum a partir da Idade Média era mesmo Luzia. ;)

      Excluir
    2. *era o nome de uma das minhas trisavós* :)

      Excluir
    3. Obrigada! Eu adoro Luísa, Lúcia e Luzia, por esta ordem.

      Excluir
  2. adoro!
    Acho uma excelente alternativa para Luísa que anda muito batido!

    ResponderExcluir
  3. Amo e poderia usá-lo sem dúvida e não acho nada datado.

    ResponderExcluir
  4. Simpatizo com Luzia, mas não usaria

    ResponderExcluir
  5. Nome lindo. sem duvida um dos meus preferidos, prefiro a grafia Luzia do que Luísa ou Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Amo esse nome Luzia ,é o nome da minha avó paterna.Eu me chamo luzia Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏 estou grávida de gêmeos gostaria de por nome de minha filha de Luzia é o nome da minha mãe(em memória)

      Excluir
  7. Luzia é um nome proto-histórico em Portugal , não provêm de nenhuma pronúncia italiana ou espanhola, é a versão original de Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Antes não gostava do meu nome, mas com o passar do tempo percebi o significado de emitir luz o que me encantou e saber que Santa Luzia é uma santa de muita espiritualidade

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é luzia🗿🍷

    ResponderExcluir