domingo, 31 de maio de 2015

Aurora




Aurora significa "amanhecer, "nascer do sol", "raiar do dia", "a aurora". Aurora é um nome que vem do latim, com um significado que poeticamente pode ser entendido como: "aquela que é como o nascer do sol". A palavra "aurora" também está intimamente relacionada com a palavra aurum, que significa "ouro". O nascer do sol tem um brilho que se parece com o ouro. Aurora também pode significar então "a que brilha como o ouro".

Na mitologia romana, Aurora era a deusa do alvorecer (equivalente à deusa Eos, na mitologia grega). Assim, todas as manhãs, ela anunciava a chegada do Sol, seu irmão, e consequentemente o recolhimento da Lua, sua irmã. Desde a Renascença, é um nome adotado na Europa, principalmente na Inglaterra, na Alemanha e na França. Aurora é ainda o nome da princesa de A Bela Adormecida, conto de fadas clássico popularizado pelos filmes da Disney. 


Aurora é um nome incomum, lindo, elegante, delicado, fofo, romântico, internacional, mágico, encantador, sublime, inspirador, poético, charmoso, glamouroso, divino, clássico... É perfeito! 

Aurora é uma graça, um encanto. É um nome literal, porém clássico. Meigo, porém forte. Em minha opinião é o nome mais lindo do mundo... Acho perfeito em todos os sentidos.

O poético nome da deusa romana do amanhecer cujas lágrimas se transformaram em orvalho da manhã e da Bela Adormecida, com certeza faria qualquer menina sentir-se como uma princesa.

A radiante Aurora, também associada ao termo científico para as Luzes do Norte, tem estado consistentemente na lista de popularidade desde o século XIX.

Aurora Leigh é o nome de um poema épico por Elizabeth Barrett Browning e Aurora Greenway foi a personagem de Shirley Maclaine em Laços de Ternura.

Apelidos e variações de Aurora:
Arora, Ora, Ori, Orie, Rora, Rory/Rori, Zora, Zorica, Aura, Aury/Aurie, Ro, Au-au, Roar-Roar, Ratz, Arrie, Rors/Rorsie.

Variações internacionais de Aurora: Aurore (Francês).

Aurora na música:

Midnight Juggernauts, Eros Ramazzotti, Foo Fighters, Jordan F, Björk, Cusco, Kitaro, Luca Turilli, Nico Touches the Walls, Veruca Salt, Plebe Rude, Aoi Eir. Sabem o que estes interpretes/compositores têm em comum? Todos eles têm uma canção intitulada "Aurora"!


''Princess Aurora, wonderful vision

Magic Lady of the Northen skies

Keep my heart and I will fly away
With this love'' 

Trecho da música ''Princess Aurora'', de Luca Turilli. 

Personalidades:
  • Aurora ''Rory'' Block, Guitarrista de blues americana;
  • Aurora Cunha, corredora de longa distância portuguesa;
  • Aurora Robles, modelo mexicana;
Aurora na cultura popular:
  • Aurora, deusa Romana do amanhecer;
  • Aurora ou Briar Rose (Rosa), princesa em "A Bela Adormecida’’ da Disney;
  • Aurora Sinistra, personagem nas séries de '’Harry Potter’';
  • Aurora (nascida Jeanne-Marie Beaubier), personagem da Marvel Comics;
  • Aurora, a liderança feminina no Tony Awards (1993), de Melhor Musical, O Beijo da Mulher Aranha. A mostra inclui a música Her Name is Aurora (Seu Nome é Aurora);
  • Aurora Teagarden é a personagem principal na série de livros de Charlaine Harris, The Aurora Teagarden Mysteries.
Rankings Internacionais:

Estados Unidos: #116
Inglaterra e Gales: #257
Canadá: #73
Itália: #3
Nova Zelândia: #77
Noruega: #24

E eu não poderia ter escolhido nome mais perfeito para minha filha: Aurora! Um dia terei minha Aurora! Minha princesa Aurora

Ana Clara R. Benício.

E vocês, usariam Aurora?

43 comentários:

  1. Acho lindo, mas ultimamente anda me enjoando. Adorei o texto e a imagem!

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bonito! Estou convencida de que o número de Auroras em Portugal vai aumentar substancialmente durante este ano. Cada vez mais se reconhece as vantagens deste nome, o que me leva a pensar que dentro de alguns anos, Aurora pode sofrer do fenómeno da sobre-popularidade por estas bandas.

    ResponderExcluir
  3. Belas imagem e descrição! Aurora é mesmo um nome cheio de encantos, aos quais cada vez mais gente se rende...

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Aurora, acho um nome muito bonito e reconheço todo o seu potencial - acredito que será bem mais usado. Mas sinceramente já cansa ver tanta gente a gostar dele, tira-lhe um bocado o "brilho".

    ResponderExcluir
  5. Mas claro que eu usaria. :)
    Aurora poderia estar na rubrica "nomes perfeitos" rs.

    ResponderExcluir
  6. É um nome bonito e elegante, porém, vai popularizar cada vez mais segundo o que se observa, no Brasil e em Portugal, talvez pela quantidade de famosos aderindo ao nome "cool" e também ao sucesso do filme Malévola, onde mais uma vez a princesa Aurora (A Bela Adormecida) aparece como uma meiga, bela e doce menina (Eu prefiro a Malévola).

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, a imagem e o nome :) Aurora está na segunda posição do meu top de nomes que pretendo usar (logo a seguir a Oriana, e como disse no post sobre Oriana, se tivesse duas gémeas muito provavelmente seriam Oriana & Aurora).
    Sabemos que Aurora é um nome popular no nosso grupo do facebook mas será que é assim tão popular fora dele? Uma amiga minha que esteve grávida à 2 anos, quando ainda não sabia se era menino ou menina escolheu um nome para casa género: José Eduardo para menino e Aurora para menina. Quando ela diz "Aurora" eu só vejo todo a gente a torcer o nariz (mas bem torcido) enquanto eu tentava fechar a boca de espanto por ela gostar do nome. Depois lá veio um menino, mas ela não mudou de ideias quanto à menina só porque ninguém achou graça.
    De qualquer das maneiras, tenho pena que fique demasiado popular, digo 50 registos é uma coisa, 350 já é demasiado.

    ResponderExcluir
  8. Acho um nome mt bonito e ja considerei para uma filha, mas atualmente deixei de lado e não sei bem explicar pq...mas continuo achando mt bonito. A imagem está fantástica :)

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito , ainda não conheci nenhuma criança Aurora mas tenho a ideia que s e começa a ver mais.
    Acho Aurora bonito e elegante. Uma óptima escolha para uma bebe nascida agora.

    ResponderExcluir
  10. Adoro Aurora, apesar de curiosamente não conhecer nenhuma.
    É delicado, feminino e elegante.
    Amei o texto e a imagem ;)

    ResponderExcluir
  11. Tenho 23anos e estou grávida de uma menina, quando sentei com meu noivo para escolhermos o nome de nossa filha não me vinha outro na cabeça a não ser Aurora, com muita luta consegui fazer com que ele aceitasse, ontem ao deitarmos ele me disse que nunca havia escutado esse nome por isso tinha relutado, mas saber o significado não tem mais dúvidas sobre a escolha, é um nome forte e ao mesmo tempo delicado. Sempre gostei desse nome, até hoje não sei bem o por que, pois quando criança dizia que quando tivesse uma filha ela chamaria-se Aurora, hoje com 7 meses de gestação estou aguardando ansiosa pela nossa princesa Aurora!

    ResponderExcluir
  12. Nunca fiz, aqui pelo menos, o meu comentário sobre o nome Aurora e, portanto, irei faze-lo agora.
    Aurora, para mim, é o nome perfeito. Antigo, delicado, romântico, feminino, elegante e poético. São poucos os nomes com tantas qualidades como Aurora.
    Para além da conotação com a Bela Adormecida, o que fará, certamente, qualquer menina sentir-se uma princesa, para mim tem algo ainda melhor: significado mitológico! E como é linda a história da deusa romana cujas lágrimas se transformaram em orvalho. Como é bonito o seu significado a tantos níveis diferentes!
    Como diminutivo para mim só funciona Aura. Julgo que não é um nome que necessite de composto, pelo menos eu não irei utilizar.
    Pares perfeitos para mim só mesmo Aurora & Oriana e Aurora & Valentim.

    Ana Carvalho.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Aurora Rainha, eu odiava meu nome porque as vezes as pessoas não pronunciava corretamente, sempre me chamavam de "Orora", além disso não era comum e eu não tinha conhecimento com o significado. Rainha não é nome adotivo é meu sobrenome de registro que vem da descendência de negros portugueses. Há pouco tempo me situei e vi como meu nome é lindo, forte, onde chego todos elogiam, hoje eu tenho prazer de falar meu nome, encho o peito de orgulho pra dizer "Meu nome é Aurora Rainha".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que linda,Meu nome é aurora,tambem não gostava dele antes,pq me chamavam de 'orora" mas hoje cada vez mais quero que me chamem assim

      Excluir
  14. Acho Aurora lindo, era o nome da minha Bizavo. Se eu tiver uma filha pretendo por esse nome em homenagem à ela, mas fica uma dúvida: Que apelido por em Aurora? O da minha Biza era Vó Lóla mas n sei se combina com criança. O que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória! Sobre o apelido Lola, eu particularmente adoro(inclusive gosto de Lola como nome próprio) e sim,acho que combina com uma criança. Lola me transmite muita ternura e acho que fica um mimo como apelido para Aurora!

      Excluir
    2. Meu nome e aurora,e meu apelido é lola ,3

      Excluir
  15. Amei essa publicação,meu nopme é Aurora,tenho 14 anos,e não vejo muitas auroras por ai <3

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Aurora;e eu odiava meu nome,as pessoas mim chamava de "Orora"e claro esse nome não era comum mas depois que eu vi o significado tudo mudou...amo meu nome!

    ResponderExcluir
  17. Sou perdidamente apaixonada por Aurora. É minha opção n° 1.❤️
    Certa vez ouvi uma pessoa dizer: "É nome de linguiça." E alguém lhe respondeu: "Não é nome de linguiça. É nome de pessoa. A marca que tem nome de pessoa."
    E eu concordo plenamente afinal as mulheres Auroras já existiam muito antes e se fosse assim não poderíamos mais usar: Renata, (macarrão) Jussara (leite), Mabel (bolachas), Amélia (margarina) , Juliana (Pão de forma) e etc.
    Aurora em minha humilde opinião é um nome fabuloso e sua história o torna mais incrível ainda.

    ResponderExcluir
  18. Amo esse nome.
    Aurora ou Aurora Maria.

    ResponderExcluir
  19. Para uma menina eu prefiro o nome Maria de Fatima. Aurora eh bonito e tudo mas eh um nome importado. Eu prefiro nomes que soem "brasileiros". Meu nome para meninos eu gosto tmb, que eh Rodrigo Cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurora não é nome importado. É bem brasileiro, muito usado na primeira metade do seculo passado. Também praticado em Portugal.

      Excluir
    2. Meu nome é Aurora de Fátima

      Excluir
  20. gostei da ideia do blog, vou divulgar!!! =DD E marcar no meu Diigo!!! =DDD

    https://www.diigo.com/user/apometron

    ResponderExcluir
  21. Lindo! E incomum! O que mais me encanta!💙

    ResponderExcluir
  22. Eu estou grávida de 15 semanas ainda não sei o sexo,mas se for uma menina se chamará Aurora muitos da minha família achou nome de velha , mas ñ me importa com os comentários. Acho lindo e diferente sem falar no lindo significado que tem, Deus me abençoe com minha princesa Aurora 😍

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma menininha que se chamar Aurora, assim como o nome ela é meiga, doce e forte! Um pouco sapeca!
    Aqui em casa o apelido da nossa Aurora é Roró! Foi um apelido voluntário, começamos a chamar assim e ficou!

    ResponderExcluir
  24. uau, não consegui resistir e vir pesquisar no blog o nome Aurora.
    Vai ser o nome da minha primeira filha que estou ansiosa por conhecer. Já conhecia um pouco do significado mas fiquei a amar ainda mais. Não podíamos ter escolhido melhor nome, significa cada palavra!

    Adoro o blog, muitos parabéns :)

    with love, <3

    ResponderExcluir
  25. Eu me chamo Aurora e adorei seu blog,obg por me mostrar esse significado do meu nome.

    ResponderExcluir
  26. Acho lindo. Mas estou indecisa entre Aurora e Cecília.

    ResponderExcluir
  27. Estou grávida de seis meses e mesmo antes de engravidar já tínhamos escolhido meu esposo e eu,AURORA para o nome da nossa filha

    ResponderExcluir
  28. Estou grávida de 10 semanas se for menina quero aurora mais estou com medo do que as pessoas vão falar pois é um nome pouco usado em minha região.

    ResponderExcluir
  29. Em nome de Jesus será o nome da minha filha.

    ResponderExcluir
  30. Estou grávida! Amanhã faço 13 semanas. O nome da minha menina será Aurora. Todos na minha família temos nome compostos, e embora eu não quisesse repetir hehe Estou muito indecisa. Procuro nome delicados para não ficar estranho. Pensei em Aurora Luz, Aurora Ísis, Aurora Flor, Aurora Mel. Se alguém tiver mais sugestões, a mamãe aqui agradece. 🤍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu insta é igual o meu nome, se alguém puder me dar sugestões, agradeço muitooo!!!

      Excluir
    2. Nós temos um post com compostos para Aurora, vou deixar o link. Parabéns pela bebê!💟😍

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/10/compostos-com-aurora.html?m=1

      Excluir
  31. Um dia vi o fenômeno aurora boreal e fiquei encantada, no outro baixei a música aurora boreal, e no outro sonhei com uma voz surrando AURORA e quando acordei tive certeza que minha filha se chamaria Aurora e seu apelido seria Aura😍🌄

    ResponderExcluir
  32. Gente, minha cunhada tem uma filha com o nome Aurora Regina. Mas muito antes dela ter a neném eu sonhava em ter uma filha com o nome Aurora então eu e meu namorado escolhemos acrescentar Regina por conta da avó dele.. e uns dias depois ela disse que a filha dela se chamaria Aurora Regina e agora não sei mais o que fazer pq amo o nome mais se eu colococar ela pode não gostar ou achar que eu quis copiá-la

    ResponderExcluir