sexta-feira, 29 de maio de 2015

Arabela



Tão bem tratado à luz das artes, o nome Arabela tem sido figura de destaque na poesia e na literatura anglófona ao longo dos séculos com os contributos de Alexander Pope (in O Rapto da Madeixa) e Rafael Sabatini (in Captain Blood), obras onde foi retratada como uma mulher carismática, cheia de energia e fiel aos seus ideais. Richard Strauss dedicou-lhe uma ópera (Arabella, 1933), e George Heyer (1949) um romance. Mais recentemente, J.K. Rowling incluiu uma Arabella na tão afamada saga Harry Potter.

Arabela foi um nome muito utilizado na Idade Média na Escócia e, mais tarde, nos séculos XV e XVI em Inglaterra. Parece derivar de Orabilis, que significa exorável, alguém que pode ser demovido com súplicas, que é amável e benevolente. É, também, uma provável variante de Annabel, uma variante da palavra latina Amabel, que significa amável.



Foi utilizado comumente pela aristocracia inglesa no século XVIII, destacando-se a figura influente e admirada de Arabella Stuart (1575-1615), descendente de Henrique VII e segunda na linha de sucessão de Elizabeth I. Mais tarde, surge no palco aristocrático Arabella Churchill, que se tornou muito próxima de Jaime I, está ligada à origem de famílias influentes como os Churchills e a família da Lady Diana Spencer (mais conhecida como a querida Princesa Diana).


Arabella tem vindo a subir substancialmente no Ranking Britânico ao longo dos últimos anos, não tendo entrado ainda no TOP 100 (em 2013 estava em 157º). Em Portugal e no Brasil, tem-se mantido tímido ao longo dos anos. Com a efusão brasileira de Manuela, Isabela e Gabriela será que temos no horizonte uma Arabela a chegar como alternativa? Portugal nunca foi o maior fã de nomes com terminação em –ela, mas sem dúvida, este nome pauta pela originalidade em confronto com outras terminações tão usadas como –ana ou –ina.

Durante todo o século XX, foi praticamente inexistente nos nossos países e ainda hoje é absolutamente raro, mas não perde a beleza por esta exclusividade. É um nome que me agrada muito, acho muito distinto e tem uma veia aristocrática muito apelativa. Em Portugal, em 2013 e em 2014 não foi registada nenhuma menina assim chamada, mas em 2015, para brilho dos meus olhos lá estava a lista do IRN com um registo de uma pequena Arabela! Do outro lado do Atlântico, no mesmo ano, também uma família de São Paulo escolheu este nome para a sua menina! Maravilhoso!

Esta é a minha ideia de Arabela: um nome cheio de jovialidade, energia e boa disposição. Um nome… divertido, pertencente a uma menina que sem dúvida seria inesquecível! Como diminutivos destacam-se Ara (acho muito bonito), Ari e Bela.

Joana Recharte.

Que dizem? Parece-vos bem?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Nameberry, Wikipedia, SPIE, IRN, Diário de Notícias, ARPEN/SP

26 comentários:

  1. Adorei o texto e sem dúvida passei a simpatizar com Arabela - acho uma ótima alternativa aos nomes que mencionaste e também a Anabela, que pode ser confundido com Ana Bela (de Ana Isabel).

    ResponderExcluir
  2. Tinha uma hitorinha infantil, da arara Arabela, que não me deixa desassociar

    ResponderExcluir
  3. Já gostava do nome e com este texto passei a gostar mais :) a sua relação com a literatura confere-lhe muitos pontos a mais na minha lista de gostos. Fiquei até a pensar em usá-lo como composto com o meu nome preferido: Oriana Arabela.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito deste nome, e o post está excelente :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Se eu já gosto do nome, gosto ainda mais... Também penso em uma Arabella/Arabela graciosa e jovial...

    ResponderExcluir
  6. Telma Oliveira, Oriana Arabela é lindo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostas :) um composto para Oriana terminado em -ela soa muito bem, ainda para mais Arabela é lindo de morrer!

      Excluir
  7. Adoro Arabela , sempre gostei. Acho poético 😊

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito deste nome, acho poético e de fácil aceitação para outras pessoas que estão acostumados com nomes mais comuns. Adorei o texto !

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada a todas pelo vosso feedback!! Fico contente por ter feito novas pessoas considerarem este nome para as suas listas de favoritos*

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã, mas a sonoridade é bonita.

    ResponderExcluir
  11. O post está ótimo, a menina da foto super combinou! Antes não ligava muito pra esse nome, achava até um pouco caricato, mas agora consigo ver beleza nele. Até me lembrou um dos meus nomes femininos favoritos, pelo fato de iniciar com " Ar" e terninar com "ela", Ariela!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto e a foto!
    Simpatizo com Arabela, tem boa sonoridade, mas ainda não me convence. Mas acho que pensarei mais nele depois deste argumento ;)

    ResponderExcluir
  13. Minha filha de chama Arabela ela tem um ano e meio, estou gravida, gostei do blog, encontrei quando procurava sobre Anastácia que será o nome da minha próxima Filha! Obrigada pelo post, eu já havia pesquisado antes, mas da forma que escreveu ficou muito mais organizado na minha cabeça a história do nome, e do nome Anastácia tb gostei muito do post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah! Gostei muito de ler o seu comentário! Fez escolhas muito bonitas e originais, o par é muito elegante! Desejo-lhe o melhor para si e para as meninas! :)

      Excluir
  14. Olá.esse nome é lindo, minha filha é a única de São Carlos - SP com esse nome: Arabella

    ResponderExcluir
  15. Olá eu me Arabela. Pequena me sentia muito desconfortável por ser diferente mas quando chegeui na idade adulta passei a gostar muito do nome justamente por este motivo além de achar de uma sonoridade incrível. E um nome muito forte.

    ResponderExcluir
  16. Descobri o nome através de livros infantis sobre o Capitão Jack Sparrow hehehe e cresci querendo colocar este nome para minha filha. Pena que meu marido nao goste, mas quem sabe ainda convenço ele. heheh

    ResponderExcluir
  17. Eu sou mãe da menina Arabela registada em 2012, em Portugal. E sou filha de Uma Arabela tambem, esta registada em 1943.

    ResponderExcluir
  18. Tenho gostado cada vez mais deste nome!!! ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma Arabella, nascida em 2016. E só hj encontrei esse post e me apaixonei ainda mais pela minha escolha s2

    ResponderExcluir
  20. Vi o nome Arabela em uma lista de nomes ingleses, de todos foi o que mais me chamou atenção e agradou. Tem boa sonoridade, grafia e de fato traz uma energia jovial, alegre e decidida. Sendo não tão comum, é um nome singular nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho esse nome... Foi um pouco dificil me acostumar, mas hoje em dia ja não é tão estranho para mim, Me sinto unica... Amei o post

    ResponderExcluir
  22. Amo esse nome! Desde minha adolescência já tinha escolhido para ser o nome da minha futura filha, e agora em 2023 se concretizará.🥰👏🏼🙌🏼

    ResponderExcluir